Supermercados de SC abrem 2020 com resultado positivo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo de 1,56% em janeiro deste ano comparativamente a janeiro do ano passado. Na comparação entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 o percentual é de (-23,38%), neste caso, um recuo que sempre acontece na comparação entre estes dois períodos em função da sazonalidade do mês de festas, dezembro, que é o mais forte do ano em vendas para o setor.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas supermercadistas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, avalia que estes dados confirmam a expectativa de recuperação do setor, embora em patamares bastante discretos. Segundo ele, alguns fatores essenciais irão fazer a diferença no resultado das lojas.

– O segmento reverteu uma espiral negativa de pelo menos dois anos, só que esta retomada acontece em um cenário muito mais competitivo, com indicadores positivos na faixa de um dígito, em que o nível concorrencial aumentou com o crescimento dos demais canais de compras, o que está exigindo cada vez mais das empresas. O consumidor, por sua vez, é o condutor da mudança no seu comportamento de consumo, onde o meio digital está elevando sua influência na decisão da compra – afirma.

No aspecto conjuntural, Lopes assinala que a economia continua aguardando por novas mudanças estruturantes que proporcionem, de um lado mais oportunidades de empregos e de outro melhores condições para que a iniciativa privada possa investir. A retomada do desenvolvimento do País depende disso – completa o dirigente.

Termômetro de Vendas ACATS 2020 (em percentuais)

 

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Jan (+1,53) (-23,38) (+1,53)

 

 

Compartilhar.