Supermercados catarinenses têm crescimento nas vendas em fevereiro

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Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses no mês de fevereiro de 2013 fecharam com alta de 3% no comparativo com fevereiro do ano passado.  O resultado de fevereiro comparado ao mês anterior, janeiro de 2013, teve recuo de 2,11%. O acumulado do primeiro bimestre de 2013 indica um crescimento de 6,08% em relação a idêntico período de 2012.
 
A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.
 
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto afirmou que o resultado reflete um bom momento do varejo supermercadista, que mantém seu otimismo para continuar crescendo, apesar de fatores que podem influenciar o resultado, tais como inflação e o endividamento dos consumidores. 
 
– O controle da inflação é fundamental para que os consumidores que ascenderam de classe e puderam ter acesso a novos padrões de consumo continuem a manter esse desempenho, sem perda de poder aquisitivo. Confiamos na eficiência de medidas do Governo, tais como a desoneração de impostos, que poderia até ser mais acentuada, já que a carga tributária em produtos de alimentação, higiene e limpeza no Brasil ainda é muito alta – salientou o dirigente.
 
PÁSCOA – A meta do segmento supermercadista catarinense para esta a Páscoa é de uma alta de 6% a 7% nas vendas do setor. Entre as manifestações de 50 empresas de todos os portes e localizações, 75% apostam nesta faixa, quanto outros 25% estimam que a Páscoa deste ano terá resultado igual ao de 2012. Segundo uma pesquisa da Fecomércio-SC, os consumidores catarinenses devem continuar apostando no supermercado como principal canal de compras na temporada de Páscoa, apontado por 76% dos pesquisados.
 
CENÁRIO NACIONAL –  Ao analisar o cenário nacional do setor, a diretora da Consultoria Connect – Shopper (SP), Fátima Merlin, avalia que o momento requer atenção. “A economia cresce, mas em ritmo lento. E embora as vendas do varejo cresçam acima do PIB, há certa insegurança sobre o ritmo deste crescimento, sobretudo no setor industrial. As preocupações dos varejistas e fornecedores são principalmente em relação ao risco de inflação, alto endividamento da população e demanda versus produção”. 

Termômetro de Vendas Acats 2013 (resultado percentual)

Termômetro de Vendas Acats 2013

Mês
mês atual x 
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,24
(-19,89)
—-
Fev
+3,00
(-2,11)
+6,08
Mar



Abr
— 
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

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