Supermercados catarinenses têm crescimento nas vendas em 2012

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) –  As vendas dos supermercados catarinenses em 2012 fecharam com alta de 4,33% considerando um comparativo com 2011, exatamente dentro das expectativas dos empresários do setor, que prognosticaram 4% a 5% desde o início deste ano e sempre mantiveram a estimativa. O resultado do mês de dezembro cresceu 2,76% na comparação com dezembro de 2011 e subiu 24,84% considerando o mês de novembro de 2012, este, um resultado normal visto que dezembro´é sempre o mês mais forte em consumo do ano.
 
A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados foram obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina num levantamento da WB Telecom. Os resultados já foram deflacionados pelo IPCA.
 
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto assinalou que o comportamento das vendas do setor em SC durante o ano de 2012 foi de crescimento constante e estável, registrando uma taxa moderada e sem grandes oscilações.
 
– Temos dois elementos importantes a destacar. A estabilidade da moeda e o maior número de trabalhadores com carteira assinada. A segurança do emprego significa que o consumo da família ampliou e foi até mais sofisticado, diversificando as cestas de produtos e comprando itens que em outra situação deixavam de ser adquiridos. Além disso os brasileiros estão indo mais vezes ao seu canal de abastecimento preferido, que é o supermercado.
 
Partindo para uma análise do contexto geral da economia, a diretora executiva da Connect Shopper, Fátima Merlin, que faz o processamento do Termômetro de Vendas da ACATS desde 2004, salienta que o varejo em geral apresentou forte crescimento em 2012 movido pela redução do desemprego, maior renda, crédito e, sobretudo, pelos incentivos do governo ao consumo como as reduções de IPI para móveis, veículos e construção civil.
 
2013
 
Para este ano, a postura majoritária dos empresários catarinenses é bastante otimista. Dos entrevistados, 85% indicaram expectativa de crescimento e na faixa média de 9%, enquando outros 15% disseram que 2013 vai repetir o mesmo resultado de 2012.

Termômetro de Vendas Acats 2012 (em percentuais)

Termômetro de Vendas Acats 2012

Compartilhar.