Supermercados catarinenses têm alta nas vendas em março

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses no mês de março de 2013 fecharam com alta de 8,27% em comparação com março do ano passado.  Em relação ao mês anterior, fevereiro de 2013, o crescimento foi mais acentuado, de 14,19%, fortemente influenciado pela ocorrência da Páscoa este ano no mês de março, quando em 2012 ela foi em abril. O acumulado do primeiro trimestre de 2013 indica um crescimento de 5,48% em relação a idêntico período de 2012.

A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto disse que o resultado considera março como um período especial por dois motivos: Este ano a Páscoa caiu em março e além disso foi um mês com cinco sábados, o dia mais significativo na movimentação das lojas. “São fatores que fazem diferença”, sublinhou o dirigente. 

A expectativa agora fica por conta do levantamento do mês de abril, que será divulgado no final de maio, quando então a sazonalidade da Páscoa estará eliminada. Até o primeiro trimestre, o setor acumula um resultado positivo e dois pontos percentuais de vantagem em relação ao resultado nacional processado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

Termômetro de Vendas Acats 2013 (resultado percentual)

 

Termômetro de Vendas Acats 2013

 

Mês
mês atual x 
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,24
(-19,89)
—-
Fev
+3,00
(-2,11)
+6,08
Mar
+8,27

+14,19

+5,48

Abr
— 
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Compartilhar.