Supermercados catarinenses registram vendas positivas no primeiro trimestre

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 1,65% no mês de março de 2014 em relação a março de 2013. No comparativo entre março de 2014 e fevereiro de 2014 houve crescimento de 5,81%. O resultado acumulado do período considerando o primeiro trimestre de 2014 em relação ao ano passado é de +3,20%. A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considera que o resultado acumulado em 2014 indica uma tendência de crescimento moderado das vendas do setor, conforme previsão feita no início do ano.  A súbita redução no índice percentual acumulado é normal, segundo o dirigente. “Em 2013 tivemos a Páscoa no final de março e este ano a Páscoa caiu em abril e como se trata de uma data comemorativa forte do calendário, a sazonalidade acaba influindo nos resultados dos índices. Já no próximo período deverá ocorrer uma acomodação do resultado”, disse.

INFLAÇÃO – A principal fonte de preocupação do setor em 2014 é a taxa de inflação. “O setor supermercadista experimenta um período de sólido crescimento graças aos ganhos de massa salarial de novos trabalhadores com carteira assinada e também, porque não dizer, aos seus próprios méritos como negócio. As empresas estão investindo na expansão de área de vendas, modernizando lojas já existentes e qualificando o contingente de profissionais de todas as categorias dos supermercados. A questão é que a inflação retira poder de compra do consumidor e aí não tem antídoto a não ser um posicionamento firme e duro das autoridades monetárias e do Governo para que exista um controle sobre a taxa de inflação”, afirma o dirigente.

PÁSCOA 2014 –  Pesquisa realizada entre redes e lojas de supermercados catarinenses de todos os portes e regiões sobre o desempenho na Páscoa deste ano indicou resultado positivo. Para 59% dos empresários, as vendas foram superiores a 2013, em média, 6%. Para 31% dos entrevistados, o resultado ficou muito parecido com o do ano passado e para 10% deles as vendas foram inferiores, em 10%, na média.

 

Termômetro de Vendas Acats 2014 (em percentuais)

Mês
mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,99
-(22,29)
Fev
+10,50-
(-2,70)
+6,87
Mar
+1,65

+5,81

+3.20

Abr

Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Compartilhar.