Supermercados catarinenses registram vendas positivas no primeiro quadrimestre de 2014

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 13,41% no mês de abril de 2014 em relação a abril de 2013. No comparativo entre abril e março de 2014 houve crescimento de 0,74%. O resultado acumulado do período considerando o primeiro quadrimestre de 2014 em relação ao ano passado é de +3,88%. A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto afirmou que o resultado vem se comportando ligeiramente abaixo da expectativa colocada no início do ano, de 5% de crescimento, mas adota uma postura otimista após os primeiros quatro meses do ano. “Temos um período de Copa do Mundo em que o consumo estará aquecido, lembrando que o segundo semestre historicamente é um período mais forte que a primeira metade do ano nos negócios”.

O resultado de alta acentuada registrado no mês de abril deste ano em relação ao ano passado tem relação com a passagem da Páscoa, uma data comemorativa muito forte para as vendas do setor. Em 2013 a Páscoa caiu no mês de março e este ano ela voltou para o mês de abril.

COPA – Na mesma sondagem sobre desempenho de vendas, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) também perguntou aos empresários sobre a expectativa em relação ao incremento do consumo por causa da realização da Copa do Mundo. A grande maioria, 76% respondeu que sim, que haverá mais consumo de produtos relacionados ao acompanhamento dos jogos, tais como carnes, bebidas, salgadinhos, pipoca, amendoim, pinhão e doces. Eles projetam, em média, um aumento de 5% a 10% nestas categorias de produtos. Já para 19% dos entrevistados a Copa do Mundo não terá influência na cesta de compras dos consumidores enquanto 5% se abstiveram.

Termômetro de Vendas Acats 2014 (em percentuais)

Mês
mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,99
-(22,29)
Fev
+10,50-
(-2,70)
+6,87
Mar
+1,65

+5,81

+3.20

Abr
+13,41
+0,74
+3,88
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Compartilhar.