Mensagem do Presidente da ACATS na solenidade oficial de abertura

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

DIA 20 DE OUTUBRO DE 2020 – 10h00
DISCURSO DE ABERTURA DO PRESIDENTE DA ACATS

Bom dia a todos!

Cumprimento o Presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto e, em nome dele, os supermercadistas de todo o país, diretoria e conselhos dessa entidade que nos representa a nível nacional, bem como os presidentes e executivos da nossas Associações Regionais.

Cumprimento o Presidente do Conselho Deliberativo da ACATS, Atanázio dos Santos Netto e, no seu nome dele, todos os demais integrantes de nossa Diretoria e Conselhos, como também todos os nossos supermercadistas associados

Cumprimento todas as autoridades, presidentes e representantes das associações empresariais que estão conectadas e prestigiando nosso evento, bem como os nossos patrocinadores e apoiadores, expositores e demais profissionais que atuam no setor supermercadista e em outros formatos de varejo.

Senhoras e Senhores,

É com grande satisfação que a Associação Catarinense de Supermercados recepciona e dá as boas-vindas a esse expressivo contingente de participantes da EXPOSUPER ACATS ON-LINE.
Completamos, na semana passada, sete meses de convivência com este cenário de Pandemia de alcance planetário que mudou as vidas de todas as pessoas, alterou as rotinas de empresas, instituições e governos, como também transformou de forma radical o nosso dia-a-dia.

O setor supermercadista foi seguramente um dos mais afetados, não pelo lado do fechamento, mas pela necessidade de continuar operando como setor essencial, com todas as normas de segurança sanitária e expondo seus profissionais na linha de frente de atendimento.

Desde o início da pandemia, a ACATS elaborou e colocou em pratica um Plano de Continuidade de Trabalho e passou a atuar em todas as frentes através de um protocolo de segurança para dar suporte aos associados continuarem a focar na operação.

A segurança dos públicos que interagem no contato direto nas lojas, os consumidores e os profissionais do setor, ganhou a prioridade máxima nesta mobilização durante a pandemia.

Além do trabalho preventivo junto às lojas, a ACATS intermediou uma pauta permanente com autoridades públicas de Saúde no âmbito estadual e de todas as prefeituras que assim demandaram.

A Entidade permaneceu e permanece atenta a todas as orientações das autoridades governamentais e de saúde e proporcionou aos seus associados, acesso imediato a informações atualizadas e provenientes de fontes oficiais.

A Pandemia provocou uma aceleração nos processos digitais de compras entre as empresas de todos os portes e formatos e também diretamente aos consumidores.

As compras pelo meio digital, no radar das empresas há vários anos, rapidamente se transformaram em canais de negócios, desde a compra via redes sociais, aplicativos, retirada nas lojas até o canal de comércio eletrônico clássico.

Todo esse novo arranjo no digital foi impulsionado em mais de 100% na pandemia, conforme pesquisa feita pela ACATS.

Acreditamos que seja um caminho sem volta, que passará a coexistir com presencial e se complementarem.

A realização de eventos presenciais ficou totalmente comprometida em 2020, e uma das consequências foi a prorrogação da EXPOSUPER 2020 para junho do ano que vem, onde, se Deus quiser e com toda a segurança possível, poderemos retomar nosso principal evento de calendário de modo presencial.

Passamos o ano em branco? Não. Num esforço muito grande a ACATS, além de prestar todo apoio e assistência aos seus associados, acelerou a realização de reuniões da diretoria e dos nossos comitês temáticos, promoveu palestras e painéis, criou projetos novos como a plataforma de educação a distância e implementou um calendário de ações virtuais que garantiu a realização dos principais eventos previstos de forma presencial, conectando mais de 5 mil pessoas participantes.

A EXPOSUPER ACATS ON-LINE se apresentou com um desafio de pioneirismo e inovação.

A ACATS trabalhou neste modelo de evento para reaglutinar as principais forças econômicas do segmento supermercadista, visando manter a relação comercial entre o varejo e fornecedores e também levar conhecimento às empresas e aos profissionais que nelas atuam.

E mais uma vez nos vem a certeza de que foi uma decisão acertada, embora de alto risco.

Ganhamos o apoio e reconhecimento de grandes nomes da indústria nacional, de empresas que tradicionalmente participam dos eventos presenciais da ACATS e que apostaram no sucesso deste evento inovador que está sendo realizado 100% em uma plataforma digital.

Os empreendimentos da Agricultura Familiar, que têm espaço garantido na EXPOSUPER presencial desde 2009, também estarão conosco na EXPOSUPER ACATS ON-LINE.

Agradecemos o apoio e parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, bem como também do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Elo essencial no fomento ao empreendedorismo para os pequenos negócios do varejo, o Sebrae/SC também marca presença em nosso evento.

Além de colocar à disposição uma estrutura digital segura e de navegação amistosa para o relacionamento entre expositores e visitantes, a ACATS, com a colaboração de parceiros de todo o país, elaborou uma programação de conhecimento, com palestras e painéis com nomes consagrados nos diversos temas que têm mais importância para o dia-a-dia das empresas supermercadistas.

Serão mais de 30 atividades, com acesso gratuito aos supermercadistas inscritos, coroando com um debate especial que vai unir as três maiores redes catarinenses, que estão entre as 20 maiores do País.
Teremos um painel representado por um conjunto de mais de R$ 7 bilhões em faturamento, quase 80 lojas e 1.900 checkouts.

José Augusto Fretta, Zefíro Giassi e José Koch, os presidentes das redes, Angeloni, Giassi e Koch, irão nos brindar com ricas informações e experiências no painel de encerramento, dia 22 de outubro às 19h30.

Também temos a satisfação de anunciar para logo após esta atividade de abertura oficial, a palestra de Cesar Souza, um dos mais consagrados palestrantes brasileiros da atualidade.

Em seu nome, cumprimentamos e agradecemos a todos os demais palestrantes e painelistas que nos honram nesta programação.

E os eventos virtuais irão continuar? O futuro nos dará esta resposta em breve. O que podemos dizer é que muitos eventos e processos presenciais migraram para o meio digital, onde se inclui a dinâmica de atuação da ACATS. Onde veio para facilitar e resolver, o digital se consolidou.

Para finalizar esta manifestação de abertura, queremos agradecer aos nossos patrocinadores e apoiadores, já nominados nesta transmissão, aos expositores que estão apostando no sucesso de mais um projeto inovador da ACATS, aos integrantes da nossa Diretoria, que trabalham de forma voluntária pelo crescimento do setor e, em especial, aos nossos associados que acreditam na ACATS e no potencial transformador do Associativismo para as pessoas e as empresas.

Agradecemos também à equipe profissional da ACATS que não mediu esforços de inteligência e muita transpiração para transformar em realidade este projeto da EXPOSUPER ACATS ON-LINE.

Desejamos sucesso a todos e que o evento nos traga oportunidades de grandes negócios. Que o conhecimento gerado nas atividades da programação possa guiar com mais segurança as decisões dos empresários e enriquecer a trajetória de todos os profissionais que atuam no segmento supermercadista catarinense e brasileiro.

Muito obrigado!

Compartilhar.