Programa Alimento Sustentáve

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Programa Alimento Sustentável, que contempla entre suas frentes de trabalho, a rastreabilidade dos alimentos hortifrutingranjeiros, é desenvolvido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e avança com consistência no Estado Catarinense após trêss anos de atividades. Atualmente são 20 redes supermercadistas engajadas e mais de 3.480 checkouts.

O atual estágio de desenvolvimento do projeto indica que a rastreabilidade atinge cerca de 75% de todo o volume de hortifrutigrangeiros comercializado em Santa Catarina, segundo o Diretor Comercial da PariPassu Aplicativos Especializados, Giampaolo Buso. A PariPassu é a empresa parceira e desenvolvedora técnica do Programa, que já cadastrou 4.366 origens de fornecimento de produtos no Estado.

O aspecto que mais tem absorvido esforços atualmente é o controle do uso de agrotóxicos nas áreas de produção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Segundo levantamento da PariPassu, das culturas de FLV monitoradas, em média, 70% está em conformidade com a legislação nacional. O levantamento das inconformidades abrange inclusive produtos hortifruti vindos de outros Estados, cujo volume em alguns casos é bem expressivo.

Segundo o Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, no estágio atual de desenvolvimento do Programa, está sendo incrementado o calendário de reuniões técnicas com produtores de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina e de outros Estados, no sentido de orientar o correto uso de agrotóxicos, ajustando as inconformidades a níveis permitidos e adequados, conforme a legislação vigente.
 
Assista abaixo duas importantes reportagens sobre o Programa ACATS – Alimento Sustentável.

 

Programa ACATS – Alimento Sustentável – Reportagem RBS

Programa ACATS – Alimento Sustentável – Bom dia Brasil

Compartilhar.