Participação no Seminário sobre Produção Integrada em Porto Alegre

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats), representada pelo Diretor Executivo Antonio Carlos Poletini, participou do Seminário sobre “Sistema de Produção Integrada Agropecuária: Brasil Certificado”, que acontece (16 e 17.08) em Porto Alegre. Na oportunidade, Poletini apresentou o Programa Alimento Sustentável (PAS), iniciativa pioneira da ACATS na questão de rastreabilidade do alimento in natura.

A promoção do seminário coube ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) e do Pieralisi do Brasil; colaboração da Comissão Estadual de Produção Integrada Agropecuária do Rio Grande do Sul, das Unidades da Embrapa do Rio Grande do Sul e da Empresa Junior do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre.

A Produção Integrada (PI) surgiu como uma extensão do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Em 30/08/2010 foi publicada a Instrução Normativa nº 27, ainda vigente, que a regulamentou (http://www.agricultura.gov.br). Esta Instrução Normativa foi o marco legal da PI no Brasil.

Atualmente há 31 produtos que possuem normas técnicas específicas para o cultivo nesse sistema.  A Produção Integrada conta com uma certificação oficial, aplicada a qualquer escala de produção, na qual o MAPA e outras Instituições públicas e privadas vêm investindo recursos humanos e financeiros. A adoção desse modelo de produção é voluntária.

Compartilhar.