Painel apresenta trajetórias de sucesso de empreendedores do varejo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Joinville (SC) – Um dos painéis da EXPOSUPER 2019 realizados no último dia de evento (27.06) reuniu três empreendedores de diferentes regiões e portes de empreendimentos do segmento supermercadista catarinense, que apresentaram suas experiências a frente das empresas e contaram situações que os conduziram os negócios até os dias atuais. Zefíro Giassi, Jakson Martendal e Delamar Silva Filho foram os participantes do painel, mediado pelo presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes.

– Dentro do tema principal do evento, O Varejo em Transformação, convidamos empresários com diferentes trajetórias dentro do segmento supermercadista catarinense, com experiências capazes de inspirar os demais participantes do evento. Foi uma experiência muito rica e proveitosa – acentuou Paulo Cesar Lopes.

Delamar Silva Filho, também Vice Presidente Regional da Grande Florianópolis da ACATS, mostrou os diferenciais do seu negócio, uma bandeira de supermercado de bairro, o Armazém 3, com duas lojas de pequeno porte localizadas em Jurere e no Itacorobi.  ‘São 25 anos de atuação onde buscamos ganhar nosso espaço com excelência em praticidade e atendimento”, disse Delamar.

O negócio de Jakson Martendal tem outra característica e localização, ele dirige uma loja única de médio porte (2,7 mil metros quadrados de área de vendas, com R$ 115 milhões de faturamento anual) em Lages, no Planalto Serrano.

– Decidi que nunca faria expansão para uma rede porque o meu negócio é chão de loja, onde gosto de ficar e ter o controle do processo o tempo todo. Comecei em 1977, sempre trabalhei com capital próprio e buscando atender bem e oferecer produtos de qualidade a preço justo. Essa é a nossa essência – afirmou.

Zefiro Giassi é considerada a principal referência do segmento supermercadista catarinense. Ex presidente da ACATS e sempre um participante da entidade, ele contou sua trajetória como filho de agricultores no interior do distrito de Içara, que depois se tornaria município, os primeiros passos profissionais como professor e religioso e a guinada para o comércio através da abertura de um armazém em janeiro de 1960. Em 1970 Giassi migrou para o autosserviço como supermercado e desde então a rede está crescendo. Atualmente são 15 lojas em várias regiões, com geração de quase 6 mil empregos diretos.

Os principais mantras do experiente e bem-sucedido empresário, aos 86 anos e plenamente na ativa, são três e são bem básicos e objetivos:

No campo pessoal – temos que fazer o que gostamos, e gostamos muito. Meu esporte é o trabalho, ele me realiza.

Na empresa – ter um tratamento respeitoso e igualitário com todos os seus funcionários e de todos os setores.

Com o cliente – O cliente precisa ser bem atendido para que ele tenha sempre confiança em nossa marca e retorne para comprar de novo com a gente.

Compartilhar.