Mosaico enfeita nova sede da Acats e da Facisc

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A parede de fachada área externa da edificação que passa a abrigar a sede da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) conta com um atrativo visual temático, um mosaico feito com pastilha cerâmica e resina acrílica, de autoria do artista gráfico Aurelio Machado. A obra tem 105 metros quadrados, montado com pedrinhas, uma a uma,cada pedra tem 2 x 2 centímetros e os desenhos retratam as características das diversas regiões catarinenses através das principais identidades culturais e econômicas de cada lugar. É o maior mosaico cerâmico já feito no Brasil.

Com 64 anos e desde os 20 dedicado a esta atividade, Aurelio contou que pesquisou várias temas-chave para desenhar o projeto, partindo das atividades-fim das duas entidades, o empreendedorismo, o associativismo e, como elas têm atuação estadual, estão aplicadas temáticas que destacam as características e identidades culturais e econômicas de cada região.

O trabalho exigiu uma dedicação de cerca de 10 meses desde a concepção até a montagem, que é feita por etapas, como um quebra cabeça, e que depois foi sendo aplicado nas paredes externas do prédio. A resina acrílica é a base para fixação e depois vem o acabamento com vidro para dar o brilho.

Compartilhar.