MAPA reforça orientações sobre orgânicos nos supermercados

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Eng. Daniela Canavesso.

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participaram em Lages (03.05) de mais um encontro com supermercadistas catarinenses, agora da região do Planalto Serrano, onde foram apresentadas as orientações principais para a exposição e comercialização de produtos orgânicos nas gôndolas dos supermercados.

A preocupação dos técnicos do MAPA é coma correta disposição e a comunicação clara de produtos orgânicos nos supermercados, a fim de que os consumidores tenham a percepção correta sobre os itens deste segmento, sobretudo hortifrútis. Eles precisam estar identificados por exposição de certificados ou por selos.

Os engenheiros agrônomos do MAPA, Daniela Canavesso e Eduardo Amaral, apresentaram exemplos de situações de produtos orgânicos em gôndolas de forma correta perante a legislação.

Santa Catarina é hoje o quarto estado do Brasil que mais consome orgânicos. São mais de 1.500 produtores cadastrados e a constatação dos técnicos do MAPA é que mais de 50% da produção de orgânicos são adquiridos em supermercados.

Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA

A certificação pode ser obtida pela contração de uma certificadora por auditoria ou se ligando a um Sistema Participativo de Garantia (SPG), que deverá estar sob certificação de um Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica (OPAC). Esta solução é muito utilizada por agricultores familiares de pequeno porte.

Compartilhar.