Manter supermercados abertos é fundamental

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
MANTER SUPERMERCADOS ABERTOS É FUNDAMENTAL PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA.

Como responsáveis por quase 90% dos abastecimentos da população brasileira em itens de alimentação, higiene e limpeza, os supermercados catarinenses assumiram papel de relevância nestes tempos de pandemia.

Mantiveram suas portas abertas garantindo abastecimento das famílias, cumprindo sua missão de atividade essencial à sociedade condição garantida por lei federal (Lei 605/49, Decreto 24.048/49, Decreto 9.127/2017).

Nos primeiros sinais da chegada do novo Coronavirus, os supermercados se mobilizaram sob a liderança da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) atuando em várias frentes.

 A Entidade estabeleceu, de imediato, canais permanentes de interlocução e negociação com as autoridades estaduais e municipais, com o objetivo de preservar a melhor sintonia entre as decisões da política sanitária do Estado e municípios, visando garantir que a aplicabilidade das novas regras chegasse de forma imediata ao conhecimento das empresas do setor supermercadista.

Paralelamente, a ACATS constituiu uma equipe multiprofissional que trabalhou na elaboração de um protocolo de prevenção e proteção dos supermercados contra a covid-19, com foco nos colaboradores e consumidores.

Além disso, a Entidade implementou a campanha com o mote “SOMOS TODOS ESSENCIAIS NESSA LUTA”, voltada para a conscientização de todos os públicos. As lojas ajustaram suas operações reforçando a segurança sanitária, conforme orientações das autoridades.

Para que haja um fluxo melhor distribuído, já reduzido pelas restrições no número de clientes dentro das lojas, é fundamental preservar a abertura dos supermercados aos domingos, assim como já vinha acontecendo.

Os supermercados mantêm seu propósito de continuar a servir a sociedade e sempre de acordo com o que estabelece a legislação, mesmo porque é um dos setores mais regulados da economia, porém, com a garantia de plenas condições de funcionamento, preservando a sua missão de atividade essencial.

Paulo Cesar Lopes – Presidente da Associação Catarinense

Compartilhar.