Mais pressão nos custos de produção da cadeia leiteira

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A maior demanda por suplementos minerais, decorrente da chegada da entressafra do capim no país, fez com que os preços dessa categoria de produtos subissem, o que, somado às altas dos fertilizantes e combustíveis, serviu para onerar ainda mais o custo de produção do produtor de leite.

O Índice Scot Consultoria de Custo de Produção Leiteira subiu 11,2% na comparação anual. No mesmo período, o preço do leite pago ao produtor teve incremento de 13,8%.

O incremento nos custos reduziu a margem do produtor de leite em 0,8% no comparativo de abril com março de 2022. Em relação ao mesmo período do ano passado, a margem do produtor está 2,6 pontos percentuais maior este ano.

O alto custo de produção atual faz com que produtores menos tecnificados deixem a atividade, e gera aumento na concorrência por matéria prima entre os laticínios, que acabam repassando o custo para os canais de distribuição, de acordo com a análise de uma consultoria especializada no setor.

Em Santa Catarina os produtores ganharam 38 centavos no preço do litro (posto indústria, quando é entregue na compradora) este ano. A tabela oficial do leite em 2022, com preço pago ao produtor (indústria/propriedade) – Fonte Epagri/Cepa é a seguinte:

Janeiro – 1,98 / 1,84

Fevereiro – 2,04 / 1,96

Março – 2,12 / 2,00

Abril – 2,36 / 2,30

Compartilhar.