Joinville discute condições para doação de alimentos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) participou, em Joinville (16.10.2019), juntamente com outras entidades convidadas, de um importante evento que tratou da temática ‘Desperdício de Alimentos’. No encontro também foi apresentado Projeto de Lei do vereador Fábio Dalonso, que oportunizará aos estabelecimentos comerciais e que produzem alimentos, a doação para entidades. O Diretor Executivo, Antonio Carlos Poletini, apresentou todos os programas e projetos da entidade, que demonstram a preocupação do setor com esse tema.

Poletini apresentou durante o evento os resultados que a Entidade colhe há dez anos na região Norte Catarinense com a realização da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper) em Joinville. A cada ano são distribuídas mais de 6,5 toneladas de alimentos doados e mais de 80 instituições beneficiadas na região de Joinville.

Na apresentação, foi dado um demonstrativo um balanço das demais ações da entidade nos projetos destinados a converter em benefícios sociais o encaminhamento dos alimentos que são descartados para comercialização, mas permanecem em condição de consumo. A ACATS é a principal parceira do Sesc/SC dentro do projeto Mesa Brasil.

Também foram mostrados os projetos conectados com o tema, ambos pioneiros no segmento supermercadista, de rastreabilidade dos alimentos hortifrutigranjeiros, Programa Alimento Sustentável (PAS-ACATS) e o Supermercado Lixo Zero. O PAS ganhou em 2016 o reconhecimento da Unesco como iniciativa de boas práticas.

Compartilhar.