Supermercados são essenciais e permanecem abertos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Governo do Estado anunciou novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina, preservando a abertura de setores considerados essenciais, que é o caso dos supermercados, que têm permissão para trabalhar dentro do que estabelecem as normas sanitárias vigentes.

Os protocolos de saúde, previstos nos decretos, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado.

O Governo do Estado publicou dois decretos de restrições de atividades esta semana, o primeiro no dia 25.02 e o segundo neste dia 26.02. Ambos ressaltam a possibilidade de os municípios estabelecerem medidas adicionais, caso entendam desta forma.

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) recomenda que as empresas associadas acompanhem a situação nos municípios onde têm lojas instaladas e que redobrem os cuidados com os protocolos preventivos de sanidade de todos os ambientes de lojas.

O que muda no funcionamento das lojas nos próximos dois finais de semana (27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março) é a restrição ao funcionamento de serviços de alimentação na área interna de vendas (lanchonetes e/ou restaurantes), podendo operar somente no sistema de tele-entrega ou retirada no estabelecimento, conforme autoriza o parágrafo 2º do Decreto 1.172/2021.

A taxa de ocupação de cada loja permanece vinculada aos vários graus de classificação da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus já determinados anteriormente ou definidos em Decretos Municipais.

A íntegra dos novos decretos do Governo de SC, aqui:

https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/Decreto1168covid.pdf

https://www.sc.gov.br/images/Decreto1172.pdf

Atualização: O Governo do Estado editou novo decreto para o período a partir do dia 12.03.2021:

https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/DECRETO_1200_DE_10_DE_MAR%C3%87O_DE_2021_1.pdf

Compartilhar.