Gestão de resíduos é acessível a empresas de todos os portes

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O curso Gestão de Resíduos no Setor Supermercadista promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) reúne 26 participantes, gestores de empresas supermercadistas catarinenses. O curso ministrado pelo consultor André Montagna integra o programa Supermercado Lixo Zero da ACATS, que oportuniza o atendimento em consultoria para implantação e gerenciamento dos resíduos de lojas, de qualquer porte, numa parceria com a empresa Aequo Educacional.

No âmbito da ACATS a preocupação com essa questão dos resíduos sólidos vem desde 2009, quando, de forma pioneira, a Entidade começou a tocar o Programa Supermercado Lixo Zero.  “Isso aconteceu antes ainda da aprovação da Lei 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos e que ainda encontra obstáculos para ser regulamentada”, recorda o Diretor Executivo Antonio Carlos Poletini.

Poletini defende que a questão do gerenciamento de resíduos deva ser considerada como área estratégica das empresas supermercadistas. “Extrapola inclusive a preocupação sustentável porque ganha relevância em ações sociais e educacionais dentro e fora das empresas. Supermercados de todos os portes podem adotar a gestão de resíduos, a ACATS disponibiliza esse acesso”, reforça.

André Montagna apresenta em sua atividade todas as etapas indicadas para as empresas que pretendem investir na gestão correta de resíduos. “Trata-se de um processo que dá acessos a soluções sócio ambientais e até econômicas. Empresas avançadas na gestão transformam resíduos em fontes de arrecadação que podem ser reaplicados nos processos internos ou então ser destinados a ações sociais”.

Entre os cases apresentados no curso, estão os dos supermercados Angeloni e Hippo, ambos com taxas superiores a 93% em reaproveitamento e destinação correta de resíduos. “São índices que se equiparam aos melhores resultados do mundo, não é à toa que estas duas empresas foram as primeiras a aderir ao programa lançado pela ACATS, e que está completando 10 anos”, destaca Montagna.

Compartilhar.