Relações de trabalho e liderança em tempos de pandemia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu (19.08) o Fórum Jurídico e Gestão de Pessoas, novamente através do canal oficial da ACATS na rede social Youtube. A atividade contou com o patrocínio da Aquafast, Orquídea e SOS Cartões.

Nas apresentações, ganharam destaque o tema do exercício da Liderança nas empresas e também a convivência nos ambientes de trabalho diante da legislação trabalhista em tempos de pandemia.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, Presidente da ACATS, fez a abertura oficial do evento pontuando as ações da Entidade diante dos desafios em garantir a manutenção das lojas de supermercados abertas e garantir os ambientes com segurança sanitária tanto para consumidores como para os profissionais das empresas.

Na palestra “Como manter o engajamento em tempos turbulentos”, Rogério Chér, sócio da DecisionWise Brasil e Empreender Vida e Carreira, destacou o papel das lideranças empresariais nesta nova fase com a ocorrência da Pandemia, “onde seu exercício exige a adaptabilidade como competência. Dos líderes se espera hoje o apoio técnico e o suporte emocional para engajamento das equipes”. A palestra contou com a mediação do Diretor Executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini.

Na sequencia, a palestra “Relações trabalhistas nos dias atuais”, foi proferida pelo Procurador do Trabalho – Criciúma do Ministério Público do Trabalho/SC, Bruno Martins Mano Teixeira, com a mediação da assessora jurídica da ACATS/Singa, Regina Almeida de Queiroz.

Neste espaço, o procurador Bruno apresentou um estudo de cenário pós-reforça Trabalhista entre 2017 e 2019, onde constatou elevação de trocas de vínculos profissionais, porém, se um aumento concreto de vínculo formais. O palestrante enfatizou recomendações de normas de conduta das empresas quanto à presença de categorias especiais (jovens, gestantes e idosos) nos ambientes de trabalho neste tempo de enfrentamento da Pandemia provocada pela COVID-19. Também afirmou que o diálogo entre todos os entes envolvidos precisa ser um foco permanente de atenção quando se trata de relações trabalhistas.


Compartilhar.