ACATS DESENVOLVE PROGRAMA DE RASTREABILIDADE DE ALIMENTOS – Programa Alimento Sustentável

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – A segurança do alimento é prioridade para os consumidores que se abastecem de alimentos nos supermercados catarinenses. Com foco neste objetivo, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) desenvolve o Programa Alimento Sustentável nos Supermercados do Estado de Santa Catarina, que atualmente já atinge mais de 150 fornecedores de alimentos da área de hortifutri (FLV) que abastecem 8 redes de supermercados participantes nesta fase piloto do projeto. 

Junto com esta iniciativa, os participantes se integram ao programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), um parâmetro desenvolvido pela Anvisa. Só em 2012 foram concluídas mais de 60 análises de resíduos em agrotóxicos em diversas culturas.

Segundo a Acats, existe uma necessidade que o segmento supermercadista tem de oferecer transparência sobre a origem dos produtos colocados nas gôndolas de suas lojas. O consumidor, agora mais do que nunca, quer saber o que está comprando e de onde vem esse produto.” Nosso trabalho através do Programa é facilitar o acesso à informação, identificando a origem dos produtos e, consequentemente, oferecendo a segurança do alimento que o consumidor procura para a sua família, especialmente no que se refere ao controle e uso de agrotóxicos”, revela o presidente da entidade, Atanázio dos Santos Netto.

Ele enfatiza que o Programa catarinense é pioneiro no País e está sendo utilizado como modelo para a expansão nacional pela da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em suas afiliadas em todo o País.

Em 2012, o Programa Alimento Sustentável fechou seu 2º. ano de implantação com ganhos consideráveis para a cadeia de abastecimento de FLV e também à saúde pública, revela o dirigente. Atualmente são mais de 150 fornecedores participantes, num total de 8 redes de supermercados participantes (Angeloni, Hippo, Martendal, Tielli, Magia, Santos, Passarela, Mercado 3 Irmãos, Della’s Fruti e Koch) e um total de 60 análises de resíduos de agrotóxicos realizadas durante o ano de 2012. O parceiro da ACATS no projeto é a empresa catarinense Paripassu Aplicativos, que desenvolveu e implementou a tecnologia, pioneira nesta área de rastreabilidade de FLV no Brasil.

Em busca de melhores resultados e mais efetividade nas ações de campo, o envolvimento de entidades passou a ser mais amplo, segundo o Diretor Executivo da entidade, Antonio Carlos Poletini. “Com o objetivo de orientar e apoiar o desenvolvimento do setor supermercadista, especialmente da cadeia de abastecimento de frutas, legumes e verduras de Santa Catarina, foi desenvolvida uma cartilha orientativa em parceria com a Vigilância Sanitária de SC. Além disso estamos estruturando um projeto de capacitação de pequenos e médios produtores e varejistas junto ao Sebrae/SC. “São ações que impactam na qualidade do produto, na transparência das relações e no resultado da eficiência da cadeia de abastecimento”, disse Poletini.

Fonte Acats: Diretor Executivo Antonio Carlos Poletini (48) 3223.0174 – 8814.9918

 

 

Informações para a imprensa:

Jornalista Marcos Heise (MTb-SC 0932 JP)

48 9962.3006 / 3028.2372 / 3223.0174

Compartilhar.