Fórum na Capital aprofunda discussão sobre prevenção de perdas

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Florianópolis (SC) – Com o auditório da Fecomércio lotado, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Câmara Empresarial Supermercadista da Fecomércio-SC promoveram nesta quarta feira (04.09) na Capital o I Fórum de Prevenção de Perdas no Varejo. O evento conta com o apoio da Plastrom Sensormatic e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e contou com a presença do Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto, do Diretor executivo da Fercomércio-SC, Marcos Arzua, do Presidente da CDL de Florianópolis e também Vice Presidente da Acats, João Batista Lohn, do Diretor Executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini e supermercadistas, diretores, gerentes de lojas e profissionais supermercadistas.
 
Na oportunidade, foram apresentados os resultados do estudo mais recente sobre o tema, a 13ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com o Grupo de Prevenção de Perdas do Programa de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e a Nielsen do Brasil. 
 
Conforme a pesquisa, em 2012, as perdas nos supermercados brasileiros representaram 1,95% do faturamento do setor (equivalentes a aproximadamente R$ 4,74 bilhões). Realizada entre junho e julho de 2013, a pesquisa contou com a participação de 214 empresas supermercadistas, cujo faturamento somado atinge R$ 83,1 bilhões (equivalentes a 34% do setor) e verificou que o número de perdas apresentou uma pequena queda, se comparada com o Índice de Perdas de 2011, que registrou 1,96%. 

“O resultado da pesquisa demonstra que o segmento supermercadista precisa trabalhar muito e evoluir nas estratégias para pressionar ainda mais a redução deste índice de 1,95%”, afirma o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados, Atanázio dos Santos Netto.

Para o dirigente, ficou muito evidente de que todas as empresas e todos os seus setores precisam estar comprometidos com meta e foco nas melhores práticas de prevenção de perdas. “Além da formação de estrutura específica para o combate às perdas, todos os profissionais das empresas devem participar do processo, independente qual seja a atividade, como forma de não comprometer a efetividade de resultados do processo”.

As palestras foram apresentadas pelo gerente de Capacitação da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcos Manéa, pelo diretor da Plastrom Sensormatic, Carlos eduardo Santos e pelo consultor Paulo Magnus.

Dentre as sugestões apresentadas com base no estudo, as principais medidas para evitar as perdas são o treinamento interno, que representou 32% das iniciativas, seguido pela introdução de processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção de funcionários das ações adotadas pelos supermercadistas. Outras práticas adotadas são: elaboração de uma política de prevenção de perdas e a comunicação em murais, avisos, jornais, revistas e artigos das ações e resultados. 

Já em relação aos equipamentos mais utilizados para prevenir as perdas, os circuitos internos de TV (CFTV) são os mais utilizados pelos supermercados (40,7% dos entrevistados); em segundo lugar estão os alarmes de acesso, utilizados por 31,3% dos supermercadistas, seguido por uso de coletor de dados para realização de inventários (22,2% dos entrevistados afirmaram utilizá-lo). 
 

 

 

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