Fórum Integrado Gestão de Pessoas e Jurídico tem participação expressiva

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
As palestrantes e coordenadoras do evento.

O Fórum Integrado Gestão de Pessoas e Jurídico de 2022 foi realizado (22.09) no modo híbrido (presencial e virtual) com uma agenda de aspectos considerados mais relevantes nas relações de trabalho da atualidade neste período de pós-pandemia, tanto na importância da qualidade do ambiente de trabalho como em situações de assédio moral. Foram registrados mais de 350 participantes nos dois ambientes.

A coordenação das atividades coube aos Comitês de Assuntos Jurídicos e de Gestão de Pessoas, respectivamente, com Regina Almeida Queiroz e Itamara Hack, enquanto o receptivo institucional da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) ficou a cargo do presidente Francisco Crestani e do gerente executivo Octavio Neto.

Na palestra “Como Criar um Ambiente de Trabalho Seguro na Perspectiva dos 4rs: Reputação, Relevância, Respeito e Resultado”, apresentada por Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, ela deu relevância para a necessidade de transformação do ambiente de trabalho onde a mulher possa viver as suas escolhas.

A palestrante chamou a atenção para o aumento exponencial de número de casos de ações judiciais trabalhistas por danos morais. Segundo dados da Justiça do Trabalho. Sandra Takata atribui este panorama a uma consequencia direta da Pandemia.

No painel sobre o tema “Assédio Moral no Ambiente de trabalho”, as juízas Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert e Maria Teresa Vieira da Silva Oliveira informaram um aumento de casos de adoecimento mental com a passagem da Pandemia.

De forma didática, as palestrantes deram exemplos teóricos e até situações reais de casos considerados como assédio ou não, lidando diretamente com todos os tipos de casos e situações.

A recomendação das juízas para combater e minimizar casos de assédio é que as empresas tenham um ambiente de trabalho saudável com regras claras e que preservem a honra dos trabalhadores. Se a cultura organizacional das empresas se pautar por condutas éticas e incluindo práticas para acolher diferenças, o resultado será um local de trabalho harmonioso e saudável, propício a garantir um rendimento à altura das metas definidas para as suas atividades.

No encerramento do evento, foi anunciada a realização do curso “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” que a ACATS realizará, em Florianópolis, no dia 21 de outubro, ministrado pelas Juízas, cujo objetivo é compreender como prevenir e ter uma política clara de prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Para saber mais sobre o curso clique aqui.

Compartilhar.