Fórum discute o papel da Gestão de Pessoas com foco no négocio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – Cerca de 200 profissionais e gestores de empresas supermercadistas de todo o Estado participaram do VI Fórum de Gestão de Pessoas em Supermercados e no Varejo, (18.07) na sede da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em Florianópolis. No evento, as várias apresentações focaram nos desafios de um dos setores mais estratégicos das empresas, o de Recursos Humanos.

O evento foi uma Realização da ACATS com apoio da KM Partners Serviços de Treinamento, KZ Gestão de Pessoas, Master Mind Florianópolis, Instituto Dal – Desenvolvimento e Aprendizagem de Liderança, Melitta e Água Mineral Santa Rita.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, fez a saudação aos participantes e apresentou informações e dados indicando algumas das mudanças estruturais que o mercado de trabalho experimenta no momento atual e no futuro, com destaque para a substituição e a transformação de funções nas estruturas das empresas.

– A automação e a robotização fazem parte desta realidade e são uma tendência sem volta para o futuro, porém vale lembrar que nosso setor de supermercados tem uma característica de atuar através de pessoas em contato direto no ambiente das lojas, acredito que isso vai persistir – afirmou Lopes.

A programação teve intervenção de Luiz Edmundo Rosa, Diretor Executivo de Educação da ABRH Nacional e de Kelly Malheiros – Sócia-Diretora da KM Partners no painel Como o desenvolvimento das pessoas pode alavancar os negócios do setor de varejo supermercadista.

Na sequencia os participantes se dividiram em trilhas temáticas, a primeira de Tecnologias para transformar a área de Gestão de Pessoas e reter talentos, a segunda  sobre indicadores-chave de desempenho em Gestão de Pessoas: diferenciais para potencializar os resultados nos negócios e a terceira abordando métodos ágeis: Lean Office para a gestão de pessoas.

No período da tarde foi a vez da palestra da Juíza Federal Dra. Graziele Cabral Braga de Lima, uma das maiores especialistas na legislação trabalhista e nas suas consequências após a transformação ocorrida recentemente com a aprovação do projeto da reforma trabalhista.

Uma pesquisa feita com os participantes do fórum indicou que 52% relataram uma percepção considerável de mudança de cenário em função das novas regras da Reforma Trabalhista e para 30% a mudança é parcialmente sentida.  Outro dado revelado pela pesquisa é que o índice de ações trabalhistas nas empresas diminuiu para 35% dos pesquisados, enquanto que para um contingente de 45% o índice tem se mantido estável.

Compartilhar.