Fórum de Perdas faz surgir Programa Supermercado Seguro em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Fecomércio/Câmara Empresarial de Supermercados, em Florianópolis, o VI Fórum de Prevenção de Perdas nos Supermercados e Varejo em Geral inovou em sua programação ao abrir espaço para uma interação direta com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público de SC. A partir desta parceria, surgirá em SC e com a coordenação da ACATS o programa Supermercado Seguro, que vai padronizar ações e protocolos preventivos e reativos para casos de furtos e/ou roubos nos supermercados catarinenses.

O evento, realizado nesta quinta-feira (16.08) no auditório da Fecomércio/SC com apoio da Melitta e Superpan contou com mais de 150 participantes representando redes e lojas de supermercados de todas as regiões do Estado.

Outro destaque do Fórum foi a apresentação da 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar).

A programação abriu com apresentações do Cel. Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, do Delegado Rodolfo Serafim Cabral, titular da 1ª Delegacia de Polícia da Capital e da Promotora de Justiça do MPSC, Dra. Greicia Malheiros da Rosa Souza.

Cada qual dentro de sua área de atuação, as autoridades traçaram um perfil das causas e efeitos da criminalidade que acabam repercutindo em todas as direções, inclusive impactando o segmento supermercadista nas ocorrências de furtos e roubos.

Por serem considerados de baixo impacto e de pequena monta diante de outras ocorrências muito mais graves, os flagrantes de delitos em lojas de supermercados tendem a ficar impunes perante o Poder Judiciário pela complexidade do processo até uma condenação e pela atenção dada a casos graves e prioritários.

Diante disso os representantes das polícias e do MPSC se comprometeram a trabalhar junto com o segmento supermercadista para auxiliarem na construção do Programa Supermercado Seguro, que indicará ações preventivas que minimizem tentativas de furto e roubo no interior de lojas, por meio de uma padronização de condutas por parte da estrutura de atendimento dos supermercados em todos os setores.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, acha que a iniciativa do Programa Supermercado Seguro será mais um projeto inovador da ACATS e que tem tudo para se transformar em mais uma referência nacional.

– Essa aproximação com a polícia e o MP é muito positiva e com certeza trará mais sensação de segurança para quem trabalha em nosso setor. Vamos trocar informações e nos integrar ao sistema de Inteligência das forças públicas e a partir daí aplicar medidas que nos tragam mais tranquilidade para os empresários que investem nos supermercados, para nossas equipes profissionais e também para nossos consumidores que frequentam nossas lojas – afirma Lopes.

ÍNDICE DE PERDAS DA ABRAS

Durante o Fórum deste ano o Superintendente da Abras, Márcio Milan, apresentou as conclusões do estudo mais recente feito pela Entidade, a 18ª Edição de Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, com resultados apurados no ano de 2017.

O setor supermercadista brasileiro registrou um índice de 1,82% de perdas em 2017, uma queda de 0,28 ponto percentual, na comparação com o ano anterior, de acordo com a 18ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados. Em números absolutos, as perdas somaram R$ 6,4 bilhões do faturamento bruto do setor no ano passado ante R$ 7,11 bilhões registrados na última edição da pesquisa.

A avaliação contou com a participação de 218 redes supermercadistas, 20 delas de Santa Catarina, somando 2.335 lojas. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2017 pelos empresários estão: quebra operacional (36%), furto externo (15%) e erro de inventário (15%), e furto interno (10%), entre outros.

Os produtos que mais sofreram perdas em quantidade, no ano passado, de acordo com a pesquisa, foram: energético, cerveja, corte bovino (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolate em barra/tablete, queijo, sabonete, azeite e odorizador de ambiente.

O Fórum também contou com participações de Rejane Pieratti, da Secretaria de Articulação do Ministério do Meio Ambiente, de Letícia Zago, analista do programa Mesa Brasil do Sesc-SC, do qual o segmento supermercadista é um dos maiores colaboradores, do gerente de perdas da rede Koch, Alessandro Ziebell, que tem um histórico de cinco anos de atuação no setor de prevenção de perdas e do Coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas da ACATS, Airton Said.

Compartilhar.