Fornecedor rastreado: folhosos e temperos da Família Gorges de Angelina

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

família Gorges, estabelecida na área rural de Angelina, na Grande Florianópolis, atua na agricultura “desde sempre”, como enfatiza Jacintho Gorges, hoje o empreendedor da Verde Classe, empresa que produz 24 variedades de folhosos e temperos em 10 hectares, e que desde 2017 adota a rastreabilidade de seus produtos.

“Todos os antepassados de nossa família, desde onde tenho conhecimento, são agricultores”, enfatiza Jacintho, que tem mais 3 pessoas da família, esposa e filhos, e ainda tios, sobrinhos e vizinhos trabalhando na propriedade de 110 hectares, a qual tem potencial para ampliação de área de cultivo.

A decisão pela rastreabilidade foi tomada depois que Jacintho, que faz a venda direta de seus produtos a supermercados, captou junto aos clientes que essa seria uma condição para dar espaço nas gôndolas de sua produção.

– Acima de tudo, muito mais do que a questão de mercado, tem a posição perante o consumidor que é o nosso cliente final, que merece respeito, ele precisa ter acesso à informação de origem daquilo que está consumindo. O consumidor precisa ter segurança em relação ao que coloca na mesa da sua família. Diante disso foi muito tranquilo encaminhar o processo – conta Jacintho.

A Verde Classe atende mais de 10 redes de supermercados das regiões Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Grande Florianópolis com entrega própria. São 3 caminhões baú refrigerados rodando para fazer as entregas.

A produção tem ciclo anual sem intervalos. O ciclo médio das várias culturas é de 25 dias no verão, desde a fase da muda até a hora da colheita. A lida com as mudas é terceirizada. Esse tempo é variável. Jacintho dá o exemplo da alface crespa, que chega ao ponto de colheita em 25 a 28 dias no verão e demora até 50 dias no inverno.

 

 

Compartilhar.