ExpoSuper 2013: Balanço do evento é positivo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Diretoria Executiva da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) confirmou para o Complexo Expoville a edição de2014 da ExpoSuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas. O período será de 03 a 05 de junho, logo no começo do mês, para que não haja coincidência com a disputa da Copa do Mundo de Futebol. A edição deste ano teve uma avaliação positiva, de acordo com resultado de uma pesquisa feito junto aos expositores e participantes,  pelo Grupo Sul Brasil.

A edição deste ano fechou com um total de 32 mil visitantes nos três dias de evento. Deste contingente, cerca de 36% participaram pela primeira vez enquanto 35% já participaram de duas ou mais edições. Um percentual de 92% desse público se declarou  satisfeito e muito satisfeito com a participação no evento; 98% indicaram alto índice de interação com os demais participantes e 90% consideraram excelentes as instalações do local, o Complexo Expoville.

Os expositores foram catarinenses na sua predominância, com 72%. Depois vieram empresas paranaenses (12%), paulistas (9%) e gaúchas (7%). Sobre o resultado do evento, 89% se declararam satisfeitos e muito satisfeitos. O conceito geral do evento foi positivo em 96%. Das empresas expositoras ouvidas no último dia da feira, 87% declararam intenção de participar novamente em 2014.

O Diretor Executivo da Acats e Coordenador Geral da ExpoSuper, Antonio Carlos Poletini, fez um balanço da edição deste ano considerando muito positivas as opiniões colhidas dos expositores e demais participantes. “A organização, o fluxo de visitantes e a qualidade dos estandes foram os aspectos mais elogiados”, disse Poletini. Quanto ao volume de negócios, Poletini preferiu não determinar um valor por conta de um grande número de contratos que ainda poderão ser fechados no período após o encerramento da feira.

Para o evento de 2014, neste momento, a entidade pensa em ampliar o espaço na área de exposição. Entretanto, Poletini revela que antes de projetar a próxima planta vai aguardar a confirmação dos atuais expositores quanto ao espaço para a feira do ano que vem.  O prazo para a confirmação vai até 19.07.2013.

– Independente disso a Acats está encaminhando estudos para ampliar e agregar novos segmentos à ExpoSuper, com o fortalecimento do setor de higiene e beleza, abertura para empresas prestadoras de serviços como bancos e administradoras de cartões além de outros segmentos que se relacionam com o setor supermercadista catarinense – disse Poletini.

Além do ambiente de feira para a realização de contatos e negócios, a ExpoSuper contou com a realização de paineis e palestras. Milhares de participantes lotaram as seis salas simultâneas de painéis e palestras da programação do segundo e terceiro e último dia do evento, Depois disso, no auditório principal, foram realizadas palestras magnas, sempre com platéias superiores a 1.500 pessoas, primeiro com Dado Schneider e depois com Paulo Storani, que foi o protagonista da palestra de encerramento – “Formando a Tropa de Elite”. Uma inovação do evento, este ano, foi a realização de clínicas tecnológicas com focos específicos para atividades do segmento supermercadistas.

Um dos projetos realizados desde 2009 se manteve com o mesmo sucesso verificado em anos anteriores. Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e Epagri e a Acats viabiliza o espaço na ExpoSuper  para pequenos produtores da agricultura familiar catarinense, permitindo acesso à comercialização junto aos supermercadistas catarinenses. Este ano o pavilhão da agricultura familiar teve 45 expositores selecionados pela Epagri, a empresa de extensão rural do Governo de SC.

 No encerramento da ExpoSuper, foi realizado o sorteio da promoção Lucros em Dobro, onde cada R$ 1.000,00 em negócios fechados na feira davam direito a um cupom para concorrer ao sorteio de um carro 0km. A Cooperativa A1 de Palmitos, região Oeste catarinense, foi a ganhadora. A promoção Lucros em Dobro contou com o patrocínio da empresa Parati, expositora e parceira das iniciativas do calendário de eventos da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

No plano político, o evento catarinense reservou espaço para a apresentação do Plano Abras Maior, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e que defende uma série de ajustes e avanços por parte do Governo para que o setor se comprometa a apresentar, em contrapartida, respostas consistentes em termos de crescimento econômico e geração de empregos.

Segundo o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados, Atanázio dos Santos Netto, “foi de grande importância o aproveitamento da oportunidade da realização da expoSuper para a ampliação do debate de pautas nacionais”. O conteúdo integral do plano Abras Maior foi entregue pelo Presidente da Abras, Fernando Yamada, ao coordenador do Fórum Parlamentar de SC em Brasília, deputado federal Marco Tebaldi, que prometeu envolver seus demais colegas do fórum nestas questões formuladas pelo setor supermercadista e a partir daí definir estratégias de busca de apoio nos diversos setores da esfera governamental.

 

Compartilhar.