ExpoSuper 2013: Agricultura familiar busca novos canais de distribuição de produtos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e Epagri e a Acats proporciona desde 2009 o espaço na ExpoSuper  para pequenos produtores rurais e de orgânicos da agricultura familiar catarinense, permitindo acesso maior à comercialização junto aos supermercadistas catarinenses. Este ano o pavilhão da agricultura familiar tem 45 expositores, que foram selecionados pela Epagri.

Um dos expositores é a Cooper Itapocu, cooperativa que reúne 66 associados oriundos de 13 municípios da região do Vale do Itapocu, Norte do Estado. Seus associados produzem banana passa, doces caseiros, verduras hidropônicas, palmito pupunha para conserva, aipim, doce de banana e melado, entre outros.

Fundada em 2010, a Cooper Itapocu distribui produtos para toda mercados e supermercados de toda a região Norte e conseguiu inclusive o contrato de atendimento a três municípios no fornecimento de merenda escolar, Massaranbuda, Barra Velha e Guaramirim, resultado de uma vitória em processo de licitação. Uma lei federal exige que 30% da merenda escolar seja de origem de pequenos produtores.

Compartilhar.