Empresário Zefíro Giassi festeja 89 anos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
No Encontro Regional Sul de Supermercadistas de 2022, em Criciúma.

Florianópolis (SC) – O empresário Zefíro Giassi, fundador e presidente da rede Giassi/Combo completa 89 anos neste dia 29 de junho. Considerado atualmente o Decano da atividade supermercadista de Santa Catarina, ele presidiu a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) entre os anos de 1992/1994 e exerceu vários cargos de liderança na diretoria da Entidade ao longo dos últimos anos.

 Filho de Angelo e Lúcia, ele trabalhou como agricultor com os pais e também atuou como professor na cidade onde nasceu. Na busca por uma vida melhor e por mais oportunidades, Zefíro começou atuar em outras áreas e foi então que tudo começou.

– Na verdade, quando eu comecei no comércio, eu tinha apenas um objetivo: dar condições melhores para a minha família. Porque, durante os nove anos que trabalhei no magistério, embora gostasse demais da atividade, a remuneração era muito limitada. E a gente, com a família crescendo, queria poder deixar alguma coisa a mais para os filhos. Mesmo contra a vontade dos meus pais, abracei a causa do comércio. Acreditei que nessa função eu deveria vencer – disse Giassi em um de seus depoimentos sobre sua trajetória.

Em um dos momentos em que foi homenageado na empresa.

No começo, Giassi vendia tecidos e ferragens, mas o tipo de mercadorias e o tipo da atividade foi mudando. Trabalhou anos com atacado abastecendo o pequeno comércio. Chegaram os anos da década de 1970 e observando toda evolução e o futuro do comércio do Brasil e do mundo, Giassi adotou o sistema de autosserviço iniciando a trajetória da rede, hoje uma das mais importantes de Santa Catarina.

Zefiro Giassi é marido de Ana Maria Zilli e pai de cinco filhos: Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério.

Ao longo destes mais de 60 anos de atividades, Seu Zefíro, com é chamado por todos, construiu uma imagem de pessoa bem quista com base na gentileza e na simplicidade com que se relaciona com todas as pessoas.

– O exemplo do Seu Zefíro transcende fronteiras, ele é uma liderança que sempre participou ativamente como associativista do movimento supermercadista catarinense e brasileiro e até hoje faz questão de prestigiar os eventos promovidos pela ACATS, caso, inclusive, da última edição da ExpoSuper em Joinville. Conviver com o Seu Zefíro é uma honra, todos aprendem o tempo todo com ele – afirma o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani.

O PENSAMENTO DO SEU ZEFÍRO GIASSI

A gente sempre procura ser exemplo de simplicidade. Acho que ninguém é mais do que ninguém. A valorização do ser humano é importante. Colocamos como exemplo a valorização de uma pessoa que trabalha na limpeza. Ela é tão importante quanto aqueles que estão na linha de frente. Cada um na sua posição, valorizando as pessoas. Queremos manter esse sistema de trabalho. Aquele que desenvolve com carinho a função, não importa o que faz, passa a ser um dos mais importantes na companhia.

Um modelo que sempre admiro e que busco aplicar no dia a dia é trabalhar com carinho. As pessoas você não fabrica, as acompanha e incentiva para ter uma equipe motivada ao seu lado. São elas que fazem a diferença.

– A gente acredita nas pessoas. Temos muita gente com mais de 30, 40 anos na empresa, que sempre viveram com a história da companhia. Eles sabem que o consenso, a motivação, o diálogo, é sempre a melhor maneira para resolver situações.

Meu maior lazer é estar trabalhando. Nada me deixa mais feliz que trabalhar e estar aqui dentro ajudando nas atividades. Mas garanto que dinheiro não deixa ninguém rico, ninguém. A riqueza está dentro do seu coração. A maior riqueza são os amigos diários.

Sempre trabalhei muito desde muito novo e por diversas vezes vi meus filhos poucas vezes, mas os cultivei, dei amor e os ajudei em todos os momentos. É necessário também pensar na família e sempre fiz isso.

– A melhor forma de ensinar é dar o exemplo.

Compartilhar.