Deputado estadual eleito, Mário Motta é profundo conhecedor do segmento de supermercados

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Na apresentação do evento de 2001 no Centrosul na Capital. (Foto: Lauro Maeda)

Profissional ligado à educação e principalmente à comunicação, o deputado eleito Mário Motta tem uma profunda ligação com o setor supermercadista de Santa Catarina. Durante mais de 20 anos, Motta foi o cerimonialista oficial do evento, fazendo uma espécie de imersão durante toda a semana de cada edição. Além disso, comandou entrevistas com os principais dirigentes do setor durante estes anos e pode-se dizer que é um especialista no setor.

Mario Motta concedeu a seguinte entrevista para o portal da ACATS:

P – Como sua trajetória profissional acabou se aproximando do segmento supermercadista catarinense?

R – Minha relação pessoal e profissional com a Acats teve início com o advento da primeira Exposuper que tive o privilégio de apresentar por conta de minha atuação nas comunicações e em eventos. Desde então, essa aproximação me proporcionou um conhecimento cada vez mais aprofundado com o segmento supermercadista catarinense. A Exposuper foi se transformando num evento espetacular que promove negócios, aperfeiçoa a formação dos supermercadistas e de seus sucessores, a qualificação determinada da mão de obra (com palestras cursos, oficinas, debates) que participa cada vez mais de suas edições, além de discutir com autoridades do estado e do país os principais pleitos do segmento relacionados ao varejo e cada vez mais ao atacado. Questões relacionadas aos impostos, estímulos ao desenvolvimento das empresas, qualificação das atividades relacionadas à Vigilância Sanitária, enfim. 

P – Qual a sua visão deste segmento no contexto da economia catarinense?

R – Mesmo com todas as dificuldades vivenciadas nos últimos dois anos, as perceptivas são boas. A taxa de desemprego catarinense fechou em 9,3%, abaixo da metade da média nacional. Enquanto na faixa etária de 20 a 29 anos, a desocupação atinge 5,1% (média nacional passa de 13%), temos a menor (e melhor) média nacional na taxa de desemprego entre jovens. E o setor supermercadista contribui decisivamente para que esses números possam melhorar ainda mais. A própria Acats divulgou recentemente que a pesquisa mensal que apura o índice de consumo das famílias catarinenses novamente registrou um desempenho positivo em pelo menos três quesitos. No acumulado do período de janeiro a agosto de 2022 em relação ao mesmo período de 2021 o resultado é +2,23%. São 5 meses seguidos de resultados acumulados positivos. Agosto de 2022 registrou +6,01% em relação a agosto de 2021 enquanto agosto/22 versus julho/22 registrou +0,07%. Por tudo isso, pelo crescimento das lojas do chamado Atacarejo, pela participação importante de grandes redes em constante crescimento e das pequenas e médias empresas também encontrando seu filão na economia catarinense e nacional, tudo leva a crer que o setor continuará em crescimento constituindo-se num dos mais importantes segmentos a sustentar nossa economia.

P – Quais serão as suas principais bandeiras de defesa na tribuna da Alesc, já que este é seu mandato de estreia na política?

R – Minha formação básica é Educação. Fui efetivo no magistério público catarinense por mais de 38 anos (embora a maior parte das pessoas me conheça pelo que fiz nas comunicações  com a TV Planalto e Rádios Princesa e Clube de Lages até 1986 e desde então na RBS TV e depois NSC com o Jornal do Almoço por 36 anos, Rádio CBN Floripa por 26 anos e Jornal Hora de SC com 16 anos. Mas, é evidente que as pautas relacionadas à economia, e a formação de mão de obra no encaminhamento de jovens mais preparados para o mercado de trabalho, as questões relacionadas às micro e pequenas empresas, legislação trabalhista, diminuição dos impostos e cargas tributárias, também estarão em minha mira de atuação. Espero contribuir de maneira dedicada para aprender ainda mais com o setor, e ser útil em prol da sociedade de Santa Catarina para que possamos fazer isso juntos. Sei que terei ao meu lado na Alesc um supermercadista (deputado eleito Tiago Zilli/MDB) e espero poder contribuir para a defesa das demandas que venham melhorar ainda mais o segmento e a condição dos catarinenses especialmente nas relações de consumo.

Na cerimônia da entrega do Prêmio Mérito ACATS Exposuper de 2011. (foto: acervo pessoal).

Compartilhar.