GESTÃO ESTRATÉGICA DO VAREJO
APRENDA COM OS MELHORES ESPECIALISTAS DO VAREJO COMO APRIMORAR SUA EXCELÊNCIA PROFISSIONAL E LIDERAR AS TRANSFORMAÇÕES DOS NEGÓCIOS.
Profissionais que atuam ou queiram atuar na gestão e administração de supermercados, ou ainda, profissionais com experiência de mercado, que queiram buscar um aprofundamento dos conceitos de gestão na área.
A disciplina tem por objetivo analisar os elementos presentes na decisão de tomada de compra do consumidor (segundo a economia comportamental). Além disso, entender o atual momento econômico e seu impacto no varejo, possibilitando a construção de cenários vindouros e seus desdobramentos sobre o consumo das famílias.
A disciplina visa identificar a diferença entre economia clássica, neoclássica e economia comportamental, compreender as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento econômico das pessoas e grupos enquanto consumidores e investidores, desenvolvendo estratégias individuais e para as organizações. Analisar o comportamento econômico, observação da economia como ciência social e a influência dos insights psicológicos e influências sociais e ambientais nos processos de tomada de decisão. Ao final da disciplina o aluno deverá identificar principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão e no comportamento econômico de consumidores e investidores, diferenciar crenças e valores observados como fatores de influência no processo de decisão e avaliar as atitudes relacionadas as etapas da tomada de decisão.
Compreender o ambiente mercadológico e adaptar estrategicamente a empresa a esse ambiente, por meio do desenvolvimento de estratégias de marketing e da definição adequada do posicionamento competitivo.
A disciplina visa apresentar a Comunicação assertiva, expressividade e comunicação verbal e não verbal, neurolinguística, postura corporal, gestos e contato visual. A importância do ouvir, compreendendo as relações pessoais, os estilos de negociação, comportamento individual x comportamento em grupo. O papel da confiança no comportamento, bem como, as emoções humanas e os impactos em ambientes de trabalho. Compreendendo os conflitos no ambiente Cooperativista, comunicação como ferramenta de relações duradouras e a excelência nas relações interpessoais com clientes internos e externos e motivação de equipes.
A disciplina trata da gestão de compras e de fornecedores, modelos de compra internacionais e estratégias de negociação. Aborda as principais técnicas de negociação com o fim de obter melhores resultados nas negociações junto aos grupos de relacionamento. Inclui os diferentes tipos de negociação: bilateral x multilateral, barganha de posições, matriz ganha-ganha através do método Harvard de negociação.
Contextualização e conceitos gerais sobre Supply Chain. Objetivos e Função dos Estoques, operação Omnichannel e tipos de Estoque: Operacional e Estratégico, classificação dos Estoques, planejamento e Gestão, previsão de vendas e S&OP, recursos de Otimização, indicadores de Desempenho. Apresentação de ferramentas facilitadoras para a implementação dos conceitos apresentados em aula. A disciplina apresenta uma série de mecanismos e sistemas de controle para a eficaz gestão de perdas e controles de mercadorias, apresentando os principais riscos de perdas no varejo. Apresenta ainda as etapas e processos para a implantação de um sistema de controles de perdas no varejo.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, dos fundamentos de finanças em relação a formação de preço no varejo, os conceitos e métodos de avaliação de margem bruta e margem líquida; demonstra as possíveis políticas financeiras de gestão de estoque no varejo, formas de promoção e estratégias de preço para manutenção do fluxo de caixa positivo.
A disciplina permite ao profissional uma visão integral da aplicabilidade de ferramentas e metodologias de cool hunting no exercício profissional. A aplicação das
ferramentas de cool hunting deve formar parte de uma política de antecipação e inovação a médio e longo prazo. A combinação de uma base teórica envolvendo disciplinas que vão desde a sociologia e psicologia até, por exemplo, áreas exatas do conhecimento, oferecem um trabalho de projeção de desejos, comportamentos e expressões estéticas a curto, médio e longo prazo, resultando em propostas claras de valor às necessidades especificas do cliente.
A disciplina visa abordar as principais discussões legais sobre privacidade e proteção de dados pessoais e seus impactos sobre os negócios varejistas. Também visa trazer os aspectos da legislação como a definição do modelo jurídico de empresa, figuras societárias e suas implicações, da conduta do varejista nas questões de segurança e furtos, bem como outros aspectos significativos ligados às práticas comerciais. Aborda ainda o Código de Defesa do Consumidor e suas implicações no varejo.
Desenvolve o conceito de vendas aliado ao Marketing de Relacionamento e suas ferramentas (CRM) a partir da identificação dos grupos de interesse e o desenvolvimento de políticas segmentadas para cada um desses públicos, de acordo com a relevância do relacionamento para o negócio.
Esta disciplina aborda as lógicas de e-commerce e e-business. Apresentando e discutindo os modelos de transação digital, de integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional. A disciplina aborda as teorias e práticas de Visual Merchandising aplicadas ao varejo, baseado em estudos do comportamento do shopper. Apresenta como tirar melhor proveito das diversas técnicas de Visual Merchandising (VM) e as tendências mundiais de VM aliados a experiencia de compra.
Esta disciplina apresenta uma contextualização sobre o que é o Design Thinking bem como, a apresentação do Mapa de Empatia /Personas e o ferramental sobre o mapeamento do usuário. Brainstorming/Descoberta do Problema. A partir do entendimento do usuário, busca-se reconhecer problemas que possam ser solucionados com algum grau de inovação. As pesquisas abrem o leque de possibilidades, ao buscarmos avaliar a solução na perspectiva do mercado, concorrência, usuário, ampliando a entrega inovadora, com o refino do problema.
Tem como foco o uso de ferramentas de exploração e análise geográfica para geocodificar, organizar, descrever e representar dados geográficos de maneira a transformá-los em informações úteis para a tomada de decisão. Incorporar dados geográficos oriundos de fontes secundárias às aplicações e bases de dados já existentes nas empresas. Conceituar a evolução e o estado da arte do marketing geográfico no contexto dos bancos de dados geográficos, cloud computing e Geo Big Data.
Desenvolver conhecimentos fundamentais na disciplina de Gerenciamento por Categorias (GC), apresentando os benefícios da implementação do GC em empresas varejistas. Serão abordados aspectos envolvendo o comportamento de compra do consumidor no ponto de venda, as interações entre fabricantes de produtos de consumo e varejistas e a metodologia utilizada para a implementação do GC nas empresas. Juntamente com os aspectos conceituais, serão apresentados exemplos práticos, propiciando ao aluno ferramentas para implementação do GC na sua empresa.
A proposta desta disciplina é trazer os conceitos, metodologias e os instrumentos para a elaboração de um plano estratégico com foco em uma operação de varejo. O trabalho prevê a construção de um projeto, em todas as suas etapas, desde o diagnóstico, até a proposição final de um plano coerente de ações, com desdobramento estratégico e tático.
Ao registrar o seu interesse no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Varejo – Híbrido, realizado em parceria entre a ESPM e a ACATS, o participante assume as seguintes responsabilidades:
A inscrição será formalizada, mediante confirmação da turma, sendo válida somente a partir do momento em que o participante ou a empresa empregadora efetuar o pagamento dentro das condições acordadas com a ESPM.
Após a confirmação da turma, a ESPM fará contato para confirmar o interesse, solicitar a documentação do aluno e dar as devidas orientações sobre como efetuar a matrícula do aluno.
O participante, desde a inscrição, está ciente da possibilidade de que as datas agendadas sejam remanejadas por motivo de força maior. Nestes casos, caberá a ACATS e ESPM escolher uma nova data.
O participante autoriza o uso de sua imagem e depoimentos pela ACATS e ESPM para exposições de qualquer natureza (vídeos, fotografias, etc.) referentes às aulas ou ao curso em questão a serem utilizadas pela ACATS para promoção e divulgação.
A ACATS fica autorizada a compartilhar quaisquer outros dados dos participantes, sempre que for necessário para o alcance das finalidades e objetivos previstos no presente termo de cadastro, especialmente, mas não se limitando, ao seu nome, observados os princípios e as garantias estabelecidas pela Lei nº 13.709, de 2018 – LGPD.
Ao continuar com este registro de interesse aceito todos os itens dispostos acima.
Ao registrar o seu interesse no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Varejo – Híbrido, realizado em parceria entre a ESPM e a ACATS, o participante assume as seguintes responsabilidades:
A inscrição será formalizada, mediante confirmação da turma, sendo válida somente a partir do momento em que o participante ou a empresa empregadora efetuar o pagamento dentro das condições acordadas com a ESPM.
Após a confirmação da turma, a ESPM fará contato para confirmar o interesse, solicitar a documentação do aluno e dar as devidas orientações sobre como efetuar a matrícula do aluno.
O participante, desde a inscrição, está ciente da possibilidade de que as datas agendadas sejam remanejadas por motivo de força maior. Nestes casos, caberá a ACATS e ESPM escolher uma nova data.
O participante autoriza o uso de sua imagem e depoimentos pela ACATS e ESPM para exposições de qualquer natureza (vídeos, fotografias, etc.) referentes às aulas ou ao curso em questão a serem utilizadas pela ACATS para promoção e divulgação.
A ACATS fica autorizada a compartilhar quaisquer outros dados dos participantes, sempre que for necessário para o alcance das finalidades e objetivos previstos no presente termo de cadastro, especialmente, mas não se limitando, ao seu nome, observados os princípios e as garantias estabelecidas pela Lei nº 13.709, de 2018 – LGPD.
Ao continuar com este registro de interesse aceito todos os itens dispostos acima.
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