GERENTE DE SUPERMERCADO 5.0

Aprenda com os melhores especialistas do varejo alimentar o que um gerente de supermercado precisa saber para ser um profissional de excelência no setor.

Obtenha uma ampla visão do cenário de atuação do gerente de supermercado na perspectiva da operação de uma loja, conhecendo seus diversos setores e suas especificidades.

Aprendizagem na prática

Interação com experiências concretas, reflexão da prática, conceitos aplicados e experimentação.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Atividades interativas e recursos pedagógicos para entendimento na prática.

certificado

Emissão de certificado para o participante que cumprir, no mínimo, 75% de presença nas aulas.

DEPOIMENTOS SOBRE O CURSO

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

coordenadores

Especialista em varejo, professor, palestrante e conselheiro de empresas.
Professor Tutor de Pós-Graduação e MBA da FGV. Associado ao IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É mestre em Gestão da Competitividade pela FGV-EAESP. Cursou especialização para Presidentes de empresas na FGV-EAESP em convênio com a YPO – Young Presidents’ Organization: “Crescimento e Turnaround: A Perspectiva do Presidente” e “Marca e Identidade”. Graduado em Comunicação Social – Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mais de 40 anos de experiência no mercado de consumo, tendo sido responsável pela gestão que levou por 5 anos o Supermercado Cândia a maior venda por m² do Brasil no início dos anos 90. Participou no turnaround do Grupo Pão de Açúcar, como Diretor Executivo responsável pela bandeira Extra. Foi apontado como um dos “Vencedores 1993” pela Revista Exame (Jan/94). Participou da concepção e operação de startup das empresas: Atacado Vila Nova (hoje Tenda Atacado), Econ Supermercados (Private Equity do Bank of America), Nossosuper (primeira rede de supermercados de Angola para o Governo de Angola), Home & Cook (Grupo SEB), Poupaki Atacadista (Grupo D’Avó). Participou como diretor da expansão da rede Outlet Premium Brasil.

Professor FGV, USP Esalq, BSP. Autor, Consultor, Palestrante.
Mestre em Gestão para a Competitividade pela FGV EAESP e mestrando pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Administrador de empresas, International MBA em Marketing, Ohio University, FGV; China & Brazil The Future Program, China, Shanghai Jiao Tong University; Financial Mathematics, FGV; Consultant Thompson Certificate; Retail, EUA, Youngstown State University, FIA. Especialista em educação corporativa para grandes empresas com Instituições e Consultorias internacionais. Especialista em programas e palestras de inovação, marketing, empreendedorismo, design thinking, planejamento estratégico e temas relacionados à motivação de equipes. Consultor empresarial de marketing, planejamento estratégico e inovação. Professor da Fundação Getúlio Vargas e USP Esalq, Business School São Paulo, entre outros programas e Instituições. Atuou em diversas empresas e clientes como Bradesco, Stihl, Massey Ferguson, Cless, Yamaha, Obramax, Thompson Management Horizons, Deloitte, Condor Tecnologias não Letais, Kenwood, Xerox, RIC Record, Laureate International Universities. Gasparin, Veneto Gelato, Aquarius Panificadora. JC Group, Oxford University Press Brasil.

MÓDULOS

Carnes e demais proteínas.
Cortes comuns.
Cortes especiais.
Novas tecnologias e novos processos de apresentação das proteínas.
Tendências em proteínas vegetais.

Ambientação, cartazeamento e comunicação visual na loja.
Como aproveitar ao máximo o projeto inicial de uma loja sem comprometer a imagem e sem atrapalhar os objetivos da comunicação com os clientes.

História do café.
Qualidades de café.
Evolução do mercado de café e sua transformação em mercado gourmet.

Estudo de casos: atuação de um gerente de loja para conquistar a fidelidade da comunidade onde a loja está inserida.
Estudo de casos: o que destroem a imagem de uma empresa.
Recomendações para a atuação junto à comunidade, incluindo imprensa local.

Como ler e entender um demonstrativo de resultados e utilizá-lo na gestão da loja.

História dos frios.
Desenvolvimento.
Conservação e melhor operação dessa seção.

Como melhorar os resultados cuidando para prevenir as perdas.

Como melhorar os resultados cuidando dos resíduos de forma correta em direção ao Lixo Zero.
Sustentabilidade e redução de custos na loja.

O que um gerente da loja deve conhecer sobre as obrigações legais e sobre a qualidade da higiene e manipulação de alimentos dentro da seção de perecíveis.
O que verificar e cobrar de sua equipe.

Operação eficiente e rentável de um setor de hortifruti diante da forte pressão sobre eficiência e redução de desperdícios.
Como melhorar a atratividade e vender mais.
Tendências em proteínas vegetais.

Conhecimentos básicos de TI para um Gerente de Loja.
Roteiro para check-up e o que fazer em situações adversas.

Cuidados com o patrimônio e as emergências de manutenção.
Checklist diário de um verdadeiro Gerente 5.0.

O que um gerente da loja tem de conhecer sobre suas obrigações e riscos como gerente perante as leis do consumidor.

O que um gerente da loja tem de conhecer sobre as obrigações legais trabalhistas que podem comprometer a empresa.

O que um gerente da loja tem de conhecer sobre suas obrigações diante da Lei Geral de Proteção de Dados.

Liderança e engajamento de uma equipe vencedora.
Liderar com autoconhecimento para alcançar os objetivos e as metas determinadas para o crescimento do supermercado.
Ambiente de loja pensado sob aspectos dos desafios da equipe e o relacionamento entre pares, gestores e clientes.

Tipos e qualidades de farinhas.
Diversidade de sortimento.
Diferenças nos processos de fermentação.
Como responder perguntas importantes dos clientes sobre panificação.

Utilização de dados de pesquisa e públicos do ponto para melhor relacionamento com a vizinhança.
Como utilizar recursos caseiros para melhorar o conhecimento e relacionamento com a clientela.

Origem e evolução.
Processos de fabricação e harmonização dos queijos.
Dicas de posicionamento e apresentação adequada para vender mais e reduzir as quebras.

Produção e cardápios.
Obrigações quanto a qualidade na operação de uma rotisseria referente às responsabilidades do Gerente da Loja.

Sistemas modernos de embalagens, com tipos de plásticos e máquinas úteis para conservação e aumento de validade dos alimentos.
Como aproveitar as novas tecnologias de embalagens para melhorar a apresentação dos produtos, vender mais e reduzir desperdícios.

História do vinho.
Regiões produtoras.
Diferenças entre as uvas e os processos de produção.
Informações gerais sobre harmonização.

INSTRUTORES

Formação em Finanças e Engenharia Civil, com especializações em estruturas pela Escola Politécnica da USP e em refrigeração comercial na Itália. Possui mais de 25 anos de experiência no varejo alimentar, tendo atuado especialmente no desenvolvimento, infraestrutura, inauguração, conservação e manutenção de lojas como Mc Donald’s, Econ, Dia%, em diversos supermercados, indústrias e distribuição de produtos perecíveis. Como gestor, acompanhou todo o projeto, implantação e manutenção de noventa e cinco lojas ECON (private equity do Bank of America). Atua como CEO do Grupo Duga, que desenvolve projetos de upgrade para sistemas de frio alimentar, eficiência energética, e obras civis para empresas como Uninove, Anhembi Morumbi, Hospital São Paulo, Steck do Brasil e Embraer. Foi fundador e é consultor Sênior da Almeida & Almeida Engenharia Consultiva e Associados, que presta consultoria e gestão em projetos de Refrigeração Comercial e infraestrutura Civil.

Médico Veterinário com Mestrado em Inspeção e tecnologia de Alimentos MBA em Gestão de Varejo MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo. 20 anos de experiência em empresas como Carrefour, Makro e Marfrig, cuidando nacionalmente da área de carnes e demais proteínas.

Mais de 30 anos de experiência em gestão, consultoria no controle de operações, estoques e prevenção de perdas, desperdícios e rupturas no varejo e indústria de bens de consumo. Foi Sênior Principal da Accenture no escritório de São Paulo, onde atuou entre 2000 e 2013. Fundador da EAS Soluções em Prevenção de Perdas e Logística Ltda em 2013. Desenvolvimento e liderança de projetos de consultoria e treinamento com foco em revisão de processos operacionais (lojas) e logísticos, gestão de estoques, redução e prevenção de perdas de inventário, quebras, desperdício de alimentos e rupturas; melhoria de serviço a clientes e gestão do retorno de produtos, logística reversa e assistência técnica, segurança química, gestão de resíduos em indústria de bens de consumo e grandes cadeias varejistas nacionais e internacionais no Brasil, Chile, Argentina, México e Portugal. Desenvolvimento do primeiro piloto, na América Latina, com a utilização da solução EPC/RFID na Cadeia de Abastecimento do Varejo, com a participação do GPA (Grupo Pão de Açúcar), P&G, Gillette e CHEP; membro do Comitê Etiqueta Inteligente do ECR Brasil. Participação como palestrantes em diversos eventos nacionais e internacionais promovidos pela ABRAS, ACATS, APAS, ECR Brasil, BR Retail Week, Reverse Logistics Association (USA), CECRAL (Comitê ECR da América Latina) e AECOC (Asociación Española de Codificiación Comercial).

Atua Especialista em Soluções de TI, Digital e Inovação para o Varejo. 28 anos de experiência, especialmente na implantação de automação em diversos formatos de varejo, desde hipermercados a lojas autônomas em containers, desenvolvendo novas soluções para empresas como Econ, Grupo Pão de Açucar, Vivara, IBM e Grupo Carrefour Brasil. Formada em Ciências da Computação, com MBA em Tecnologia de Informação e diversas certificações da área, Mestrado Profissional em Varejo, além de experiências internacionais.

Publicitário nascido no interior de São Paulo, Fabio é mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista. Sua experiência profissional teve início em uma pequena empresa de alimentos que considera uma de suas principais escolas: aprendeu a importância do cuidado com o dinheiro do empresário na hora de investir e inovar. Em 2009 entrou no mercado de pesquisa pelas mãos do professor Antônio Carlos Ruótolo, especializando-se em estudos de potencial de mercado. Nos últimos anos dirigiu no IBOPE Inteligência uma equipe focada em pesquisas para shopping, varejo e mercado imobiliário, estudando mais de 3.000 pontos comerciais aolongo de sua carreira. Atualmente é sócio da Fronte Pesquisa, um instituto especializado em varejo.

Relações públicas e especialista em marketing estratégico pela Universidade Mackenzie. Juliana desenvolveu sua carreira no IPDM e IBOPE Inteligência com foco em pesquisas de estratégia e posicionamento para shopping e varejo. Ao longo de 15 anos pesquisou mais de 200 shoppings brasileiros. Conduziu projetos de pesquisa em diversas cidades brasileiras para os principais players do segmento, grandes e pequenos empreendedores. Além de gerenciar pesquisas para shopping e varejo, nos últimos anos atuou de maneira ativa em projetos de treinamento e inovação. Vê a pesquisa como uma ferramenta essencial para minimização de riscos. Atualmente é sócia da Fronte Pesquisa, um instituto especializado em varejo.

MBA executivo em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduação, com especialização em Marketing em Varejo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Especialização pela PUC/RJ em Governança nas Empresas Familiares, Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André. 27 anos de carreira desenvolvida nas áreas de planejamento, controladoria, financeira, operacional, contábil, em empresas multinacionais de vários segmentos. Expertise com reestruturações de planos de negócios e estratégico. Trabalhos desenvolvidos em Unimed’s (Rio, São Carlos, Paulistana), Grupo Pão de Açúcar (GPA), Grupo NotreDame Intermédica, Samcil, Jerónimo Martins, Carrefour, Galeazzi (BRF e Magazine Luiza).

Atua desde 1990 na implantação de sistemas de fracionamento e embalagens. Acompanhou a chegada ao Brasil de todas as tecnologias aplicadas ao fracionamento e proteção de alimentos no mercado nacional – especialmente para proteínas como aves, suínos e bovinos – desde a simples embalagem higiênica para atendimento na própria loja, até as mais altas tecnologias de ATM (atmosfera modificada). As reduções das quebras nos perecíveis são decisivas para o resultadoda operação da loja, e embalagens com tecnologias para o autosserviço são essenciais nesse controle. Mantém-se em permanente conexão com os mercados europeu e americano, acompanhando as mais recentes tendências tecnológicas e de redução de impacto ambiental, baixa geração de resíduos, logística reversa, entre outras.

Em 1990 fundou a Design Novarejo, escritório especializado no desenvolvimento de conceitos de ambientes comerciais com ênfase em design, layout, desenvolvimento de mobiliários especiais, arquitetura de interiores e merchandising. É bacharel em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Faz parte do grupo diretivo no RDI – Retail Design Institute e é Conselheiro na ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo e palestrante em diversos eventos de varejo. Participa anualmente a feiras internacionais de varejo, Euroshop, NRF, Global Shop entre outras, dando suporte técnico a grupo de executivos da área. Experiência de mais de 35 anos no setor de Varejo, vivenciados inicialmente na gestão de projetos especiais no Grupo Pão de Açúcar e na Tend Tudo, ex-divisão de home center da Alcoa. Nos 30 anos em que está à frente da Design Novarejo, realizou junto com seu sócio e equipe Multidisciplinar, projetos para as principais redes varejistas nacionais e internacionais.

Engenheiro Agrônomo, formado na Faculdade “Manoel Carlos Gonçalves”. Iniciou sua experiência nos Hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, tendo desenvolvido diversos trabalhos junto a produtores rurais, Ceagesp e Ceasa de Campinas. Participou da inauguração de diversas lojas como Extra, Atacado Vila Nova, Tenda e outras. Participou do desenvolvimento de fornecedores para food service e de embalagens para delivery de perecíveis. Trabalhou também no Carrefour, Vila Sul, Supermercado Caetano (Valinhos e Vinhedo) e Sumerbol, passando praticamente por todos os setores de um supermercado. Atualmente é responsável pela área comercial no supermercado Caetano (Valinhos/Vinhedo).

Formada em Gastronomia pelo Senac-SP e com Pós-graduação em Gastronomia Funcional pela FAMESP. Possui Habilitação Técnica de Técnico em Nutrição pelo Senac-SP. Desenvolve treinamentos nas mais diversas áreas de alimentos. Desenvolvimento e execução do curso de Panificação Clássica. Elaboração de Material didático do curso de Alta Gastronomia, do Instituto Franco Brasileiro de Gastronomia. Atualmente é Consultora Sebraetec em parceria com o Senac-SP, e docente titular dos cursos de panificação, confeitaria, cozinha funcional e cozinha oriental no Senac/Jundiaí e no Instituto Franco Brasileiro de Gastronomia, localizado em Campinas-SP.

Docente no curso Tecnólogo em Gastronomia – Faculdade Anhanguera. Docente de Hospitalidade Senac / São Paulo e no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia. Coordenador Técnico/Consultor no CEP Turismo e Gastronomia – Senac/MS, atuando como coordenador e consultor corporativo, na elaboração de produtos educacionais, projetos e atendimento corporativo para o segmento de A/B no Mato Grosso do Sul. Pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Mestrando em Engenharia de Alimentos na Unicamp. Certificação ProChef Level I – Culinary Institute of America. Chef, pesquisador e Gestor em Gastronomia – Senac/AC. Cozinha de produção e Eventos do Restaurante D.O.M. Formado em Gastronomia pela Universidade Paulista.

Gerente de Trade Marketing Nacional da UltraCheese Executiva de Trade Marketing, com formação em Propaganda e Publicidade, MBA em Marketing pela FGV, Pós-graduação em Trade Marketing Manager pela ESPM. Ela possui sólida experiência em empresas Multinacionais e Nacionais de peso no segmento de bens de consumo como Arisco, Unilever, Hershey, Saint Gobain, Tirolez Queijos e Bunge. Atualmente, é gerente de trade marketing da UltraCheese, plataforma de queijos e cremes que mais cresce no Brasil, sendo responsável pelo Trade em território Nacional de todos os produtos das Marcas: Cruzília, Búfalo Dourado, Lac Lélo e Itacolomy.

investimento

Forma de pagamento

Pagamento à vista, via PIX ou boleto.

Ganhe 20% desconto no valor das inscrições feitas até 31 de janeiro de 2023. Para garantir o desconto utilize o cupom ACATS_G5.0_20%

valor

Associado ACATS
R$ 1900 Por pessoa
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valor

Não associado ACATS
R$ 2300 Por pessoa
  •  

condições

Ao se inscrever em um curso da Associação Catarinense de Supermercados – ACATS, o participante assume as responsabilidades constantes no Termo de Aceite à Prestação de Serviço de Cursos da ACATS.

Ao se inscrever em um curso da Associação Catarinense de Supermercados – ACATS, o participante assume as seguintes responsabilidades:

  • A inscrição é válida somente a partir do momento em que o participante ou a empresa empregadora efetua o pagamento dentro das condições acordadas.
  • A partir da inscrição, o participante assume o compromisso de que está ocupando uma vaga no curso de sua escolha. Esta vaga não poderá ser ocupada e/ou transferida para nenhuma outra pessoa sem autorização da ACATS.
  • A autorização de transferência de participante para a vaga comprada ocorrerá mediante solicitação de troca de participante, com antecedência mínima de três dias do início da realização do curso, para o e-mail: cursosacats@acats.com.br, solicitando a troca. Para formalizar a troca, após autorização da ACATS, deverá ser preenchida nova ficha de inscrição pelo participante que será o substituto.
  • A inscrição poderá ser cancelada e seu valor restituído até sete dias depois do pagamento, mediante envio de e-mail para cursosacats@acats.com.br, solicitando o cancelamento, desde que essa solicitação ocorra, no mínimo, cinco dias úteis antes do início das aulas. Se o cancelamento for solicitado após o início das aulas, os valores pagos não serão devolvidos.
  • O participante, desde a inscrição, está ciente da possibilidade de que as datas agendadas sejam remanejadas por motivo de força maior. Nestes casos, caberá a ACATS escolher uma nova data.
  • O participante se compromete a não compartilhar o seu login e senha para acesso à plataforma com terceiros, sendo este pessoal e intransferível.
  • A ACATS não se responsabiliza por instabilidades ou falhas na conexão/internet do participante.
  • O participante autoriza o uso de sua imagem e depoimentos pela ACATS para exposições de qualquer natureza (vídeos, fotografias, etc.) referentes às aulas ou ao curso em questão a serem utilizadas pela ACATS para promoção e divulgação.
  • Para concluir o curso e adquirir o seu certificado, o participante entende que precisa ter, no mínimo, 75% de presença on-line ao vivo.
  • O participante declara e reconhece que os materiais disponibilizados no curso são de propriedades da ACATS ou dos instrutores do curso, sendo vedada a sua utilização/replicação, no todo ou em parte, sem a devida autorização, por escrito, da ACATS ou dos seus autores.
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