Curso destaca pontos de atenção em penalidades e justas causas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
As palestrantes.

As juízas do trabalho e professoras Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert e Maria Teresa Vieira da Silva Oliveira ministraram (06.04) um curso em que mostraram, por meio de exemplos concretos e reais como analisar as situações no dia a dia do ambiente de trabalho para tomar decisões assertivas em relação à aplicação de penalidades e justas causas.

O curso foi realizado no formato híbrido com presencial na sede da ACATS, em Florianópolis.

Nas diversas situações apresentadas e comentadas pelas juízas, chamou a atenção o crescimento de processos ligados a danos morais por publicações em redes sociais e também casos de assédio moral e sexual.

A recomendação expressa das palestrantes indicou a necessidade de as empresas terem uma política clara de penalidades em que, de preferência, a justa causa seja a última alternativa. Além disso elas consideram muito positiva a disseminação de uma cultura preventiva nas empresas e as práticas pedagógicas em favor de um ambiente de trabalho mais tranquilo, justo e produtivo.

Para a Coordenadora do setor de educação da ACATS, Itamara Hack, o tema é fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro do ponto de vista jurídico, mas sobretudo das relações humanas, pois quanto mais as políticas de gestão de pessoas estiverem claras e comunicadas, melhor será o relacionamento entre empregador e empregado.

Compartilhar.