Copa do Mundo e Black Friday motivam promoções

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – Nesta penúltima semana de novembro acontecem dois eventos com forte repercussão: Início da Copa do Mundo de Futebol e a Black Friday. Comércio e indústria sempre têm usado as datas para alavancar vendas através de campanhas e ações especiais e os supermercados estão inseridos neste processo. Uma pesquisa feita pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) indicou que a quase totalidade das empresas, 93%, apostam no crescimento das vendas pela motivação destes dois eventos, com resultado superior em 25% na média.

As estratégias adotadas pelos supermercados pesquisados, que são de todos os portes e regiões de SC, foram divididas nestas duas campanhas e o ponto comum mais citado em relação a engajamento será a decoração temática, 86% para Copa do Mundo e 73% para Black Friday.

Para a campanha de Copa do Mundo, principalmente nas datas dos jogos da Seleção Brasileira, o quesito mais mencionado foi o incremento de promoções em categorias como carnes, salgadinhos e bebidas, com 80%. Também ganharam indicações a distribuição de brindes promocionais e de campanhas de lançamentos de produtos em parceria com fornecedores, com 40% em cada menção.

O foco principal para a Black Friday é a promoção especial de liquidação para artigos de diversas categorias que permanecem há mais tempo no estoque, com 73%. Também receberam menções as promoções especiais em categorias de bazar e eletroeletrônicos, 53%; o incremento do canal digital clássico de e-commerce com ofertas exclusivas, 47% e o incremento do canal de compra para retirada na loja, com 33%.

Para o presidente da Associação, Francisco Crestani, o resultado da pesquisa demonstra que as lojas de supermercados catarinenses estão atentas a esta oportunidade, o que poderá representar um ganho extra em um mês que normalmente não tem tanto apelo de vendas.

– Normalmente o mês de novembro faz as pessoas se concentrarem no básico, já que dezembro é o mês das festas e início de férias e de recessos, quando o gasto cresce naturalmente pela passagem do Natal e Ano Novo. O 13º. quase sempre fica reservado para estas datas, mas a Copa do Mundo, acontece só de 4 em 4 anos e acaba motivando a todos. A exemplo de outras edições, a procura por itens ligados a confraternizações no acompanhamento de jogos é garantida, bem mais em jogos da seleção nacional, então nossa torcida é que o time brasileiro avance até o final.

Compartilhar.