Consumo das famílias cresce no primeiro trimestre de 2023 em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A pesquisa mensal que apura o índice de consumo das famílias catarinenses fechou o primeiro trimestre de 2023 com resultado positivo de 9,64% em relação a idêntico período de 2022. O resultado mensal de março de 2023 registrou um desempenho positivo de 7,75 % em relação ao mesmo período de 2022. E na comparação de março com fevereiro de 2023 deu +9,84%.

Os dados foram apurados na pesquisa mensal realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) desde 2004. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses e os dados já resultam de deflacionamento pelo IPCA.

Para o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, o desempenho positivo de Santa Catarina é influenciado por um conjunto de fatores que vão desde o crescimento populacional, da massa salarial com a geração de novos empregos e também com a diversificação de canais de abastecimento à disposição da população.

– O varejo supermercadista tinha basicamente dois tipos de canais de compras, os minimercados e os supermercados tradicionais. Nos últimos anos surgiram novos canais de compras, com destaque para o formato do atacarejo, hoje um dos preferidos por parte dos consumidores. O que acontece é um somatório que acaba impulsionando o setor como um todo – afirma Simioni.

EXPOSUPER 100%

Outro dado que demonstra o aquecimento do setor é a ExpoSuper – Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados, o principal evento do varejo de SC. A feira de 2023 será realizada de 20 a 22 de junho em Balneário Camboriú. A nova planta do Centro de Eventos Julio Tedesco ganhou acréscimo de 20% em relação a 2022 e completou 100% de ocupação.

– Observamos uma demanda por espaço superior à capacidade da área de exposição, o que representa mais um fator que justifica o momento de pujança do setor supermercadista e também da própria indústria e fornecedores, todos prontos para mostrar lançamentos e novidades na nossa feira. Temos a expectativa de realizar um grande evento – destacou Simioni.

Índice de consumo das famílias – ACATS – SC  2023 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro         +10,50         (-22,70)   +10,50
Fevereiro         +8,32         (-1,35)     +9,75
Março         +7,75         +9,84     +9,64
Compartilhar.