Conheça a loja campeã de faturamento do Brasil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Sabe qual é a loja única de supermercado que mais fatura no Brasil? Fica na Zona Norte de São Paulo Avenida Parada Pinto, no Horto Florestal. Trata-se do hipermercado Andorinha, que vai completar 46 anos de atuação no mês de agosto de 2020. É o comércio varejista mais popular da região. A casa começou apenas como uma vendinha de esquina, posta de pé pelo comerciante luso-brasileiro Thomaz Gouveia Netto. Hoje fatura em média mais de 40 milhões de reais por mês, segundo dados de 2019 do relatório “300 maiores empresas do varejo brasileiro”, elaborado anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

O crescimento vertiginoso foi construído aos poucos, um puxadinho de cada vez e sem perder o diálogo direto com o público da Zona Norte.  Há promoções diárias pré-agendadas, mais de noventa caixas de pagamento para evitar filas, estacionamento coberto gratuito.

A loja tem mais de 1 000 profissionais contratados, muitos deles moradores da Zona Norte que fazem carreira por ali. Para que os clientes se sintam em casa, os funcionários são orientados a não chamar a atenção de quem estiver consumindo produtos dentro da loja.

O horário de funcionamento é até restrito considerando os padrões da capital paulista. O Andorinha abre as portas de segunda a sábado das 7h30 às 22h30 e aos domingos e feriados  das 8h00 às 20h00.

E a companhia vai além. Oferece opções de exercício físico à terceira idade e se associa com igreja e ONGs da região para realizar campanhas, eventos e arrecadações. É esse senso de comunidade que parece conquistar o público. A última grande fase do plano de expansão, realizada em 2009, agregou um shopping ao mercado. São dois andares com cerca de noventa lojas e praça de alimentação. E já há projetos para nova ampliação, que acrescentará cinema e academia aos serviços ofertados por ali.

Três dos filhos do fundador Gouveia, Alécio, Adilson e Amauri, assumiram o comando da empresa quando o pai faleceu, em 1993. Os dois primeiros ainda tocam o projeto, enquanto o terceiro, que saiu da sociedade, comprou um supermercado rival no pedaço, chamado TriMais.

Outro grande empreendimento de varejo na Zona Norte, o Bergamini é o segundo que mais fatura no país, atrás do Andorinha, com cerca de 25 milhões mensais. Seus controladores fazem parte da mesma família — nesse caso, do lado materno dos irmãos Gouveia.

Compartilhar.