Case Lixo Zero apresentado em seminário sobre Logística Reversa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) marcou presença na terceira edição do seminário “O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa”. O evento aconteceu no auditório do MPSC (15.03) e contou com a participação do Diretor Executivo Antonio Carlos Poletini no painel sobre Logística Reversa e Sustentabilidade.O evento,  realizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), em parceria com o MPSC, contou também com o apoio da ACATS.

Os palestrantes e painelistas trabalharam enfoques de fatos dentro deste período de oito anos da lei federal que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Foram discutidos temas como a eliminação e a recuperação dos lixões, as dificuldades e as perspectivas do PNRS, logística reversa e sustentabilidade, além dos acordos setoriais e dos planos de gestão integrada de resíduos sólidos.

Poletini apresentou o case da ACATS e seus projetos sustentáveis como o Programa de Eficiência Energética e da Rastreabilidade do Alimento, com ênfase na trajetória do programa Supermercado Lixo Zero, pioneiro em associações de classe no mundo inteiro.

O painel coordenador pela promotora Ana Paula Destri Pavan teve além da ACATS a presença de João Eduardo Lutti (MPSP), Severino Lima Junior, da Associação Nacional de Catadores, João Gianeci  Neto da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) e de Albano Schmidt, representante da Fiesc.

Em outro painel da programação, Gilberto Nascimento, da Rede Angeloni, apresentou o case Lixo Zero da empresa que está alcançando níveis internacionais de destinação correta de resíduos, com taxas acima de 95%.

Compartilhar.