Bastante concorrido o Encontro de Supermercadistas em Blumenau

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Foi mais uma vez um sucesso de participação o Encontro Regional de Supermercadistas promovido pela A Associação Catarinense de Supermercados (Acats), desta vez, reunindo mais de 250 lideranças das regiões do Vale e Alto Vale do Itajaí, em Blumenau (16.04).

O encontro teve palestras e debates, bem como a apresentação institucional da ACATS, seus produtos e serviços, e também a estrutura de seu principal evento, a ExpoSuper 2019, que será realizada de 25 a 27 de junho em Joinville. Na oportunidade, o coordenador do evento, o Diretor Executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini fez o anúncio oficial da abertura do período de inscrições.

Esta programação dos encontros regionais conta com o patrocínio das empresas parceiras Fruki, Gula, Senff e Aquafast.

O evento em Blumenau aconteceu nas dependências do restaurante Moinho do Vale, em Blumenau, onde o Presidente da Entidade, Paulo Cesar Lopes, os Vice Presidentes Osnildo Maçaneiro (Vale do Itajaí), Armando Nardelli (Alto Vale) e Presidente do Conselho Fiscal, Ivan Tridapalli recepcionaram o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrand, o Presidente da CDL de Blumenau, Helio Roncaglio, o presidente do Procon de Blumenau, André da Cunha; empresários supermercadistas, parceiros e patrocinadores da ACATS e demais convidados.

O Prefeito Mário Hildebrand enalteceu a importância econômica do segmento supermercadista, “uma sensível contribuição para geração de empregos e de renda”, além de mencionar o crescimento exponencial de lojas de supermercados em todos os bairros de Blumenau, “proximidade que garante excelente padrão de atendimento dos cidadãos em suas expectativas na hora das compras”.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes mais uma vez salientou a importância da participação do empresariado nas decisões coletivas que afetam a Sociedade, mencionando o sucesso do resultado da parceria com a CDL de Blumenau na realização do encontro.

– Temos a convicção de que a mobilização de lideranças empresariais em defesa de pleitos coletivos e institucionais é o melhor caminho para nos fortalecermos e isso só se consegue através de participação nas decisões. O associativismo fornece esse caminho e é desta forma que o defendemos com o princípio de atuação. O benefício das conquistas será de todos – afirmou.

Os Encontros Regionais já foram realizados em Lages, Planalto Serrano, Florianópolis, para a Grande Florianópolis e Chapecó, para o Grande Oeste, em Chapecó, em Blumenau (Vale e Alto Vale). A agenda tem agora Criciúma (Sul) dia 23 de abril e Joinville (Norte e Planalto Norte) dia 22 de maio.

Assim como nos demais eventos, os participantes em Blumenau acompanharam a palestra “Na Velocidade das Mudanças” com Artur Ximenes, oportunidade em que o consultor pontuou as principais mudanças no mercado varejista ditadas pelos avanços tecnológicos e pelas mudanças no comportamento dos consumidores, notadamente da mulher, que ganhou protagonismo nas relações sociais e no mercado de trabalho.

Nova Lei Trabalhista desestimula conflitos, diz juíza federal

Como parte da programação do Encontro Regional de Empresários Supermercadistas a ACATS, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Blumenau apresentou a palestra “Os Impactos da Reforma Trabalhista nos Negócios”, com a Juíza Federal Dra. Graziele Cabral Braga de Lima.

Com bastante clareza e exemplos práticos, a magistrada demonstrou que a mudança na legislação consolida um novo momento nas relações do trabalho entre as categorias laborais e empresariais.

– As novas regras vieram em boa hora para mitigar os conflitos entre contratantes e contratados. A quantidade de ações na Justiça do Trabalho, em um ano, recuou 37% no Brasil (novembro 2017 a novembro de 2018) e também diminuíram as situações de absurdos até então patrocinadas por motivação de malícia e má fé, as chamadas aventuras jurídicas. Por este ângulo a mudança foi muito benéfica – disse Graziele.

Aplaudida de pé após sua apresentação, Graziele enfatizou que a nova situação valoriza o relacionamento e a negociação das categorias profissionais com os empresários.

– A atuação das entidades sindicais ganha uma importância estratégica depois que o negociado está se sobrepondo ao legislado, pela nova lei. As lideranças sindicais precisam se reinventar para ter a força de representação de seus filiados através das negociações coletivas. Os empregados precisam ser convencidos de que as Entidades que os representam cumprem papel relevante e desta forma optarão por continuarem a contribuir, não como era antes, de forma compulsória.

A magistrada salientou que o processo de maturação da nova Lei Trabalhista vai acontecer e é longo, natural diante de sua complexidade e alerta para a insegurança jurídica que pode ser causada por Medidas Provisórias. “Consertar defeitos da lei com MP´s não é uma prática recomendável. A Legislação precisa ter consistência para interpretações jurídicas coerentes e dentro de uma mesma linha de pensamento, afastando as incertezas e iniciativas recursais. Temos apenas um ano e 5 meses deste novo momento e com certeza vamos continuar evoluindo”, acredita Graziele.

 

Compartilhar.