Aproximação com a Ceasa/SC tem excelentes resultados

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As diretorias das Centrais de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa/SC) e da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveram uma reunião virtual (08.10) em que foram definidos vários pontos de uma agenda comum das Entidades. A iniciativa busca unir esforços de supermercadistas e dos gestores da principal estrutura de distribuição de hortifrúti do Estado para ampliar o espaço aos produtores catarinenses e também garantir qualidade e segurança alimentar aos consumidores.

De acordo com Francisco Crestani, Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), tanto o setor supermercadista como a Ceasa /SC estão inseridos no mesmo contexto, fazendo a intermediação entre quem produz e quem consome.

– Esta responsabilidade pode ser compartilhada com ações em conjunto para dar mais oportunidades aos nossos produtores rurais catarinenses e melhorar o fluxo e a competividade de processos para garantir um produto de qualidade e totalmente seguro aos consumidores. Estes entes são a nossa prioridade, o produtor rural e o consumidor – enfatiza Crestani.

Gilmar Jacobowski, Presidente da Centrais de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa/SC), apresentou um panorama geral e atualizado da estrutura da Entidade e de sua atuação no abastecimento de frutas, legumes e verduras (FLV) em SC. Hoje funcionam estruturas em São José, a principal e mais movimentada com fluxo diário de mais de 5 mil pessoas, bem como unidades regionais em Blumenau e Tubarão.

O dirigente informou que está em andamento o processo que poderá resultar na transferência da unidade de São José para um novo endereço, estrategicamente melhor localizado e dotado de um arranjo operacional mais moderno e eficiente.

– A Ceasa está neste local desde que surgiu, porém a cidade veio se instalando ao seu redor ao longo destes últimos anos e isso vem acarretando problemas na sua operação, principalmente no tocante ao horário e ao fluxo de veículos de carga e descarga. A nova sede é um sonho antigo e que poderá se transformar em realidade. O que precisamos é unir esforços para criarmos representatividade à altura da força do agronegócio e desta forma encontrar a melhor solução para o Governo do Estado a colocar em prática – disse Jabobowski.

O dirigente também informou que está sendo analisada a criação de novas unidades em regiões catarinenses onde o órgão ainda não está presente, citando como exemplos Chapecó, onde a Ceasa dispõe de terreno próprio e também uma possível incorporação da Ceasa em Joinville.

Deste encontro ficou definida a participação da ACATS na comissão da Ceasa que estuda as alternativas para a definição do novo local para instalação da unidade da Ceasa na Grande Florianópolis. Os integrantes desta comissão por parte da ACATS serão definidos em breve pela Diretoria, sob a coordenação do integrante do Conselho Fiscal, Ivan Tridapalli.

Compartilhar.