ACATS e Comcap estudam parceria em programas de reciclagem

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

No mesmo dia do Encontro Regional da Grande Florianópolis, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) fizeram uma reunião de trabalho acerca de uma parceria para potencializar resultados de coletiva seletiva de resíduos em Florianópolis, com ênfase ao descarte do vidro.

A reunião contou com a presença do Presidente da Comcap, Márcio José Alves , acompanhado de assessores enquanto a ACATS teve a participação do Vice Presidente da Grande Florianópolis, Delamar Silva Filho e do Diretor Executivo Antonio Carlos Poletini e várias empresas associadas.

A Comcap recolhe atualmente cerca de 700 toneladas/dia de resíduos e avalia que um volume de 6% desse total represente hoje a coleta seletiva, onde o resíduo recolhido deixa de ser encaminhado para aterro e segue o caminho do reaproveitamento através da reciclagem.

– O percentual atual é pequeno e nosso objetivo é dobrar o resultado até final de 2019 – afirma Márcio José Alves, que aproveitou o evento para reiterar a importância da campanha do recolhimento de vidro em um sistema de containers próprio para esta destinação.

Segundo a Comcap, o vidro tem baixo potencial de retorno comercial e por isso é desprezado, porém traz consigo alto poder de provocar danos em caso de manejo inadequado e risco aos profissionais de coleta e manuseio.

Para ampliar a coleta do vidro evitando seu descarte no aterro a Comcap instalou até agora 28 containers especiais em vários pontos da cidade e desde o início da campanha já recolheu 830 toneladas de vidro, volume encaminhado para reciclagem.

A Comcap quer apoio da ACATS para estimular empresas supermercadistas a aderirem ao projeto. A conclusão do encontro é a de dar início a um processo através de representantes destas entidades que irão estudar alternativas conjuntas de ações sustentáveis tanto para o vidro como para outras demandas, como a do resíduo orgânico, hoje o maior descarte das lojas de supermercados em termos de volume.

Compartilhar.