Abras promove 47ª Convenção Nacional em Atibaia(SP)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Líderes supermercadista de todo o País participam da Convenção Abras 2013, em Atibaia, São Paulo. O evento reúne especialistas do varejo internacional para falar de temas que impactam diretamente o desempenho dos supermercados, como novas tecnologias digitais, comportamento do consumidor nas compras, desejos de consumo, interatividade. A delegação catarinense tem mais de 40 empresários e é liderada pelo Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto. 

O ciclo de palestras internacionais tem como convidados Teddy Goff, especialista em tecnologia digital e um dos responsáveis pela campanha bem-sucedida da eleição do presidente dos EUA, Barack Obama. Ele dividirá com os participantes as principais lições para se ter a tecnologia, em especial a mídia digital, a favor do sucesso nos negócios.

Falando do tema “O cliente sempre tem razão”, Stew Leonard, proprietário de uma das varejistas mais criativas e inovadoras do mundo, considerada a “Disney do varejo”, irá ensinar como cativar e motivar os colaboradores com objetivo de inovar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor pelos supermercados.
O famoso consultor de retail, Michael Sansolo, mostrará como as experiências do passado ajudam as empresas varejistas a construir um futuro melhor. Autor de inúmeros estudos e anos de trabalho com algumas das empresas mais inovadoras do mundo, Sansolo foi vice-presidente sênior do FMI Show – um dos maiores eventos do varejo mundial. O especialista é atualmente vice-presidente do conselho do Food Marketing Institute, organização da indústria de consumo (e de supermercados) nos Estados Unidos. 

Completa o time de renomados especialistas internacionais, Martin Lindstrom, eleito pela revista Time uma das “100 pessoas mais influentes do mundo”, reconhecido por seu trabalho pioneiro em neurociência e branding (construção de marca), consultor de inúmeras empresas da Fortune 100, incluindo McDonald’s, Nestlé, Pepsico, Unilever, Nokia e Microsoft, entre outras.

No varejo nacional, os presidentes das maiores redes supermercadistas estarão no painel Grandes Redes, na quinta-feira, dentre eles, o novo presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro; do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana; do Cencosud Brasil, Silvio Pedra, além do presidente da Abras, Fernando Yamada (foto).

OTIMISMO

O presidente da Abras, Fernando Yamada, reafirmou o otimismo do setor supermercadista em reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O setor fechou agosto com crescimento próximo de 2% em termos reais (dados preliminares do Índice Nacional de Vendas Abras), em relação a julho. “O setor supermercadista prevê em 2013 um crescimento real entre 3,5% e 4% em relação ao ano passado”.

O bom desempenho do setor ocorreu em função da baixa taxa de desemprego no País e da maior concessão de crédito. “Nós acreditamos que, se elevarmos ainda mais a autoestima de nossos clientes, vamos fechar o ano muito bem”, declarou. O presidente da Abras prevê ainda aumento de contratações temporárias para o fim do ano, mesma perspectiva apontada por outros segmentos de varejo. 
 
Segundo Yamada, o ministro Mantega se mostrou muito satisfeito com os indicadores econômicos do País. “Os dados, de acordo com o ministro, mostram controle da inflação e do dólar e ainda que o país continua muito atrativo a capitais externos. Ele está otimista com as perspectivas de aumento de consumo da população. ‘Nossa maior âncora de desenvolvimento´, nas palavras dele”, explicou Yamada. 
 
Participaram da reunião com o Ministro Guido Mantega, além do presidente da Abras, o presidente das Lojas Riachuelo e do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Flávio Rocha, e a presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano.

 

 

Compartilhar.