Abras mostra experiência de monitoramento de FLV na Alemanha

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está levando a experiência do monitoramento de frutas, legumes e verduras (FLV) ao evento Fruit Logística 2019 em Berlim, Alemanha. O Superintendente da Entidade, Márcio Milan, encontra-se no evento. “Vim para mostrar aos europeus as boas práticas agrícolas que nós brasileiros – do setor produtivo e de comercialização de produtos com frutas, verduras e legumes (FLV) – estamos fazendo para levar mais segurança à mesa dos consumidores”.

Milan vai proferir palestra no evento onde vai apresentar resultados das experiências, dos desafios e das oportunidades de um Pais como o Brasil que produz 44 milhões de toneladas de frutas por ano e de um setor que comercializa mais de 60% de FLV.

O destaque é o RAMA – um programa de adesão voluntária adotado pelo supermercados que hoje conta com 57 redes de varejo, 32 mil produtores rurais participantes e conseguiu rastrear 6,5 milhões de toneladas de FLV desde a implantação em 2012.

Milan destaca que o trabalho envolveu parcerias, persistência e muito diálogo para atingir a maturidade de ser reconhecido por atender aos requisitos da legislação brasileira (Instrução Normativa Conjunta Anvisa /MAPA nº 2 que entrou em vigor em agosto do ano passado) para monitorar os índices de defensivos presentes em FLV comercializados nos supermercados. “Deste modo conseguimos garantir que a aplicação desse produtos estejam em acordo com a legislação e promover as boas práticas agrícolas”, afirma.

Compartilhar.