A mulher é cada vez mais protagonista no mercado de trabalho

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O protagonismo da mulher no mercado de trabalho e nas relações sociais foi o tema central do primeiro evento da série “Conversa com Especialistas” (14.03) realizado no modo virtual e com mais de 150 participantes. O presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, fez a abertura oficial do evento, onde destacou a importância do papel feminino no contexto do setor.

– Dentro do calendário de eventos da Entidade, fazemos questão de criar esses momentos para discutir o papel da mulher na estrutura das empresas. Chamo a atenção que o segmento supermercadista é um dos que mais gera oportunidades para as mulheres em todos os setores de lojas, inclusive em posições de liderança – acentuou Simioni.

Com a mediação de Sandra Takata, Presidente do Instituto Mulheres do Varejo, esta atividade contou com a participação especial de Joanita Karoleski, Presidente do Fundo JBS pela Amazônia, Isabella Caviguioli, Diretora Comercial do Grupo Hipermais e Vice Presidente Regional Norte da ACATS, e Monique Pizzetti, Diretora do Moniari Supermercados e Membro do Conselho Diretor da ACATS.

Através de experiências pessoais nas respectivas trajetórias, as debatedoras chamaram a atenção para o espaço já conquistado pela mulher no reconhecimento e na igualdade de condições no mercado de trabalho, um cenário em constante transformação.

Conforme amplamente demonstrado até por resultados de pesquisas sobre o tema, as debatedoras enfatizaram que a presença das mulheres no mercado de trabalho vem crescendo nas últimas décadas e, com isso, tem ocorrido uma ascensão crescente da liderança feminina nas empresas.

– As mulheres estão assumindo posições de liderança em diversos setores. Um dos fatores que tem impulsionado a ascensão da liderança feminina é a maior igualdade de oportunidades e a garantia do acesso à educação. Outro fator importante é a conscientização das empresas sobre a importância da diversidade e da inclusão no ambiente corporativo – afirmou a Coordenadora de Capacitação da ACATS, Itamara Hack.

– Apesar dos avanços, ainda há desafios para serem superados, como a falta de igualdade de direitos e a baixa representatividade feminina em alguns setores. Por isso, é importante que as empresas continuem buscando a promoção da igualdade de oportunidades – completou Itamara.

Compartilhar.