06/03/2013 – Informe Semanal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Institucional:
ACATS APRESENTA PROJETO DE RASTREABILIDADE DO ALIMENTO

A segurança do alimento é prioridade para os consumidores que se abastecem de alimentos nos supermercados catarinenses. Com foco neste objetivo, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) desenvolveu o Programa Alimento Sustentável nos Supermercados do Estado de Santa Catarina, que atualmente já atinge mais de 150 fornecedores de alimentos das cadeias de hortifruti que abastecem 8 redes de supermercados  participantes nesta piloto do projeto. 

Na semana passada (01.03) o projeto foi apresentado pela entidade à imprensa nas dependências da loja Capoeiras do Angeloni, na Capital. Após a apresentação houve visita às gôndolas da loja para verificação “in loco” do funcionamento do sistema, que utiliza a leitura de QR Code por meio de um aplicativo gratuito que pode ser baixado no site da PariPassu (www.paripassu.com.br), gestora técnica do projeto.

Institucional:
FORUM REÚNE PARTICIPANTES E TEM LANÇAMENTO DE CARTILHA

Neste mesmo dia, após a apresentação oficial do programa à imprensa, a Câmara Empresarial de Supermercados da Fecomércio e a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveram na sede da Fecomércio, no centro da Capital, o 1º. Fórum de Produtores e Distribuidores para Supermercados Catarinenses. Foram mais de 100 pessoas que acompanharam apresentação de cases de fornecedores e de supermercados participantes, além da palestra da Diretora da Vigilância Sanitária de SC, Raquel Bittencourt.

Na oportunidade, foi feito o lançamento da cartilha de orientação que a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) produziu em parceria com a Vigilância Sanitária de SC. O objetivo da cartilha é auxiliar as empresas supermercadistas a trabalharem a prevenção nos fluxos e procedimentos internos, observando boas práticas a fim de preservar a qualidade dos alimentos.

ExpoSuper 2013:
GIRANDO SOL PREPARA SUA PARTICIPAÇÃO

A Girando Sol já se prepara para participar da 26ª edição da feira em Joinville, um dos maiores em geração de negócios de Santa Catarina e do Brasil. A empresa de Arroio do Meio (RS) é uma tradicional participante do evento. Além do mix composto por cerca de 150 itens, a Girando Sol vai apresentar aos supermercadistas os produtos que tiveram recentemente suas embalagens reformuladas: água sanitária, alvejantes e desinfetante. 

Indústria:
PARENTEX COMEMORA 15 ANOS

Com seu parque fabril localizado em Tijucas, a Parentex promoveu um evento festivo para comemorar seus 15 anos de fundação. Ao longo de todo este tempo, foi expressivo o crescimento da empresa que, além de ganhar nova e ampla estrutura física, também alcançou excelente participação no mercado estadual. A Diretoria da Acats esteve representada no evento. Saiba mais.

Conjuntura:
VENDAS POSITIVAS EM JANEIRO

As vendas dos supermercados catarinenses no primeiro mês do ano de 2013 fecharam com alta de 5,24% considerando um comparativo com janeiro de 2012. Já o resultado comparado ao mês anterior, dezembro de 2012, teve recuo de 19,89%, dentro da expectativa normal a cada virada de ano, posto que dezembro é tradicionalmente o mês mais forte em vendas do ano.

Conjuntura:
OTIMISMO PARA A PÁSCOA

O resultado de janeiro animou os supermercadistas catarinenses, que revisaram a meta de crescimento de vendas da Páscoa, de 3% a 4% para 6% a 7%. Entre as manifestações de 50 empresas de todos os portes e localizações, 75% apostam nesta faixa, quanto outros 25% estimam que a Páscoa deste ano terá resultado igual a de 2012.

Institucional:
ACATS VAI CAPACITAR FACILITADORES REGIONAIS

Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2013, quinta e sexta-feira, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu uma encontro para capacitar profissionais que serão os Facilitadores das dez Vice-Presidências Regionais da entidade. O objetivo do trabalho foi de preparar  um profissional ligado a cada Vice-presidente através do repasse de informações sobre as estratégias da Entidade e serviços que a mesma presta aos supermercados, vantagens, eventos e sua estrutura. As atividades aconteceram na sede da entidade, na Capital.

Institucional:
ENCONTROS REGIONAIS DE 2013 COMEÇARAM POR LAGES E RIO DO SUL

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) iniciou semana passada o cronograma de Encontros Regionais de Supermercadistas, iniciando pelas regiões do Planalto Serrano, Lages na terça (26.02) e Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul na quarta (27.02).

O patrocínio dos eventos é da Gondola Sistemas, Tondo (Orquídea), Itaipava e Vian. No encontro de Rio do Sul, o apoio foi do Frigorífico Pamplona, que já confirmou estande na ExpoSuper 2013.

Os próximos eventos serão realizados em Blumenau (19.03) e Jaraguá do Sul (20.03), compreendendo as regiões do Vale do Itajaí e Norte.

Institucional:
LAGES TEVE PARTICIPAÇÃO RECORDE NO CURSO DA ENS

Seguindo o modelo já adotado no ano passado, sempre que se realiza o encontro Regional de Supermercadistas, no mesmo dia acontece um curso de qualificação da Escola Nacional de Supermercados (ENS), sempre com participação gratuita e direcionado aos profissionais que atuam nos supermercados das respectivas regiões.

Em Lages foram mais de 140 inscritos, recorde nos encontros regionais até aqui, que acompanharam atividade sobre o tema Reposição e Exposição de Mercadorias em Supermercados, com o multiplicador Ivam Michaltchuk.

Agrobusiness:
PREÇO DA TERRA NAS ALTURAS

Puxado pelo aumento das co­tações da dobradinha soja/mi­lho no mercado internacional, o preço médio de um hectare de terra destinado ao agronegócio mais que triplicou em dez anos no Brasil, superando de longe a inflação. Pesquisa realizada pela consultoria Economics, diz que de 2003 a 2012 o preço médio da terra no Brasil subiu 227%.

Compartilhar.